Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Blog

Blog

5 análises inteligentes de BI utilizando o CLV

  • Publicado em: 08/04/2024
  • Autor: Upquery
5 análises inteligentes de BI utilizando o CLV

A gestão de empresas de sucesso envolve o monitoramento de elementos chaves como o CLV (Costumer Lifetime Value). Esse tipo de métrica mapeia a lucratividade através de insights de marketing, finanças e vendas. Apesar da sua importância, muitos gestores ainda exploram superficialmente o CLV.

Entretanto, o Business Intelligence (BI) tem o poder de otimizar esse dado. Um sistema inteligente facilita a análise da métrica sob múltiplas perspectivas, já que esse tipo de informação pode – e deve – ser aplicada em estratégias para diferentes fins. Saiba como aproveitar esse recurso para obter insights e decisões mais assertivas!

Desvendando o CLV

Constante entre os processos comerciais, o CLV é essencial para as finanças e sustentabilidade de uma organização. Com ele é possível estimar faturamento tendo como base o tempo de relacionamento entre cliente e empresa. Ou seja, a métrica representa o valor consumido em produtos ou serviços durante compras de consumidor por um período específico.

Assim, o CLV é um importante sinalizador de receita para prazos variados (mês, trimestre, semestre ou ano). Uma gestão equilibrada deve contar com um cálculo onde o CLV represente três vezes mais que o CAC (Custo de Aquisição de Clientes). Portanto, o investimento para atrair e fidelizar clientes deve ser proporcionalmente inferior ao montante gasto pela clientela.

Estrategicamente, o seu valor deve ser recuperado em até 12 meses após a aquisição de um novo cliente. Esse modelo de métrica apresenta muitas nuances. Mas, seu cálculo base é uma variação de:

Ticket médio x média de compras por cliente x média de tempo de relacionamento

CLV em 5 análises inteligentes

Cálculos e montagens de planilhas financeiras, porém, exigem tempo e são suscetíveis a erros. Além de tornar o cálculo automatizado, o sistema de BI utiliza das variações de CLV em análises multidimensionais de dados, integrados através de diferentes fontes e sistemas.

Consultando dados histórico e modelos preditivos, o gestor tem em mãos ao menos 5 análises inteligentes a partir de uma única métrica. São estratégias possíveis:

Análise de acompanhamento

Os relatórios de métricas como CLV contribuem para o entendimento financeiro do negócio. As análises periódicas e em tempo real permitem que o gestor confirme o que funciona ou, então, repense a vida útil de seus clientes.

Análises de marketing

O acompanhamento de CLV contribui para a elaboração de campanhas e ações de marketing. O sistema integra dados comerciais de diferentes fontes, gerando análises baseadas em classificação e segmentação de clientes e nas suas escalas de faturamento por tempo.

Análise de produtos e serviços

Filtros específicos apresentam informações sobre a comercialização de produtos e serviços: quantidades, itens preferidos, itens sem adesão, alcance de lançamentos, etc. Os dados complementam estratégias para personalização da compra do cliente, com o objetivo de aumentar o CLV.

Análise de relacionamento

O BI permite a consulta histórica e atualizada de dados provindos de pesquisas de mercado, chat interno e sistemas como CRM. Essas informações ajudam a monitorar o relacionamento com o cliente. Ainda, ações de estreitamento podem ser traçadas através do mecanismo de agendar e-mail, SMS e outras interações para fomentar taxas de satisfação e fidelização.

Análise preditiva financeira

Modelagens de BI também geram análises avançadas que permitem a previsão e antecipação de cenários. Através de cálculos específicos e combinações de dados, o gestor antecipa uma média de diferentes métricas como receita, despesas e investimentos. A análise ainda aponta tendências de mercado para potenciais investimentos de cross-selling e up-selling.

Domine os seus números!

O CLV é apenas uma métrica entre as tantas que podem ser acompanhadas em um sistema de BI. Faça uma gestão avançada com a UpQuery: conheça a nossas soluções.

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação