Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Blog

Blog

A diferença entre Business Intelligence e Ciência de Dados

  • Publicado em: 23/05/2024
  • Autor: Upquery
A diferença entre Business Intelligence e Ciência de Dados

A implementação de um sistema de gestão exige o domínio de diversos conceitos da tecnologia. Por isso, é comum os gestores que não atuam no ramo tecnológico confundirem termos básicos. Isso inclui conceitos bem populares como o Business Intelligence (BI) e a própria Ciência de Dados (Data Science). Essas tecnologias têm características bastante semelhantes.

Mas, na prática, funcionam de maneiras distintas, oferecendo abordagens únicas para os usuários de softwares. Ao mesmo tempo, esses são conceitos que atuam simultaneamente e de modo complementar em muitas das soluções avançadas oferecidas no mercado. Compreenda os conceitos, dominando as suas possibilidades e extraindo os melhores insights em um sistema de BI!

O que é BI (Business Intelligence)?

O Business Intelligence (ou Inteligência de Negócios) é um conjunto de soluções que permite tomadas de decisões assertivas e ágeis usando análise de dados. Através de um software, dados estruturados e internos são coletados, armazenados, organizados, monitorados e compartilhados para gerar insights valiosos entre gestores e suas equipes.

Desse modo, os líderes conseguem obter uma visão geral do seu negócio, analisando indicadores-chaves e métricas em tempo real e de maneira automatizada. O sistema é composto por diferentes dashboards que facilitam a interpretação de informações, permitindo o gestor agir frente os riscos e as oportunidades do mercado. 

O que é Ciência de Dados?

Esse é outra tecnologia usada em softwares que ajuda nas tomadas de decisões. Entretanto, a Ciência de Dados é considerada uma matéria interdisciplinar que estuda os dados à fundo, de maneira avançada. Para isso, utiliza de métodos científicos para gerar as análises de negócios, possibilitando aplicações mais complexas.

Isso inclui a integração de metodologias como modelagens matemáticas, programação e análises estatísticas para insights de extrema relevância. Por conta da sua modelagem avançada, o Data Science consegue manusear e tratar dados de diferentes origens em suas abordagens.

Diferenciando a Ciência de Dados e o Business Intelligence

Como analisado, as duas tecnologias permitem transformar dados brutos em informações úteis. Entretanto, enquanto o BI integra dados estruturados, a Ciência de Dados vai mais longe, unindo dados estruturados e não estruturados. Isso permite que análises mais avançadas sejam entregues para o gestor e as suas equipes.

Um exemplo claro é que o BI, de maneira isolada, não consegue mostrar tendências de mercado, apenas previsões baseadas em dados históricos e comportamentos registrados até o momento da consulta do usuário. O Data Science, porém, vai além, usando informações externas e amplificadas para indicar tendências de mercado e consultas preditivas.

Simplifique: qual tecnologia implementar?

Muitas soluções eficientes de Business Intelligence já exploram em nível avançado o conceito de Ciência de Dados para entregar análises mais robustas. Entretanto, o modelo a ser implementado irá depender de um mapeamento de necessidades e do perfil da empresa.

Através de um projeto é possível personalizar um sistema de BI para qualquer negócio. Afinal, o que determina as metodologias usadas no software é o volume de dados que a organização oferece ou está disposta a trabalhar. Dúvidas sobre este processo? A UpQuery é especializada em soluções de BI. Conheça as nossas soluções conversando com os nossos técnicos!

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação