A mineração de dados como estratégia no Business Intelligence
- Publicado em: 23/02/2024
- Autor: Upquery

A extração de informações valiosas para tomadas de decisões é um conceito base dos sistemas de Business Intelligence (BI). Identificar informações úteis e prioritárias é o que garante um bom desempenho de gestão. Entretanto, a cada dia, o volume de dados vem crescendo dentro das organizações.
A mineração de dados, porém, desempenha um grande papel na integração e organização destas informações. Por trás das análises de negócios presentes no software, existem várias metodologias tecnológicas ativas. Mas, a mineração se destaca como uma das principais. Saiba a razão pela qual a modelagem de dados é tão primordial para o funcionamento do BI!
O que é mineração de dados?
A mineração de dados (Data Mining) é responsável por transformar dados soltos em informações valiosas para a organização. Esse processo técnico explora os conjuntos de dados para identificar indicadores úteis, tendências e padrões. Para isso, o Data Mining dispõe de mecanismos que buscam e reúnem as informações mais valiosas para análises.
Ou seja, a mineração funciona como uma triagem e filtro daquilo que é verdadeiramente relevante para o gestor. Após o processo, os dados são modelados e devidamente armazenados em um Data Warehouse (DW), banco de dados ou repositório. Dessa forma, a mineração de dados em si pode ser desmembrada em três etapas básicas:
- Exploração de dados
- Definição de padrões
- Validação de dados
A importância da mineração de dados para o BI
A organização de dados, números e indicadores é primordial no corporativismo. Naturalmente, o avanço tecnológico e as redes sociais têm feito com que as empresas acumulem muitos dados internamente. No atual contexto, os modelos convencionais de consultas de dados, como planilhas e relatórios, vêm falhando no desempenho de análises destas informações.
Sem um sistema inteligente e o processo de mineração, a perspectiva da realidade empresarial acaba sendo limitada. Além disso, a partir do Data Mining, gestores de pequenas e grandes empresas podem realizar as mais diferentes aplicações para os seus negócios. A mineração de dados é uma estratégia de BI importante porque entrega:
Eficiência gestacional
A seleção e organização das informações permitem que a experiência de BI do gestor seja personalizada. A mineração de dados é, portanto, uma peça-chave para insights e tomadas de decisões assertivos e aplicados a qualquer setor.
Informações seguras e de qualidade
O mecanismo do Data Mining não só seleciona as informações úteis como assegura que sejam confiáveis. Durante o processo, os ruídos que interferem na qualidade de dados, são removidos. Valores ausentes, fora de domínio e informações equivocadas também são lapidados ou removidos pela tecnologia.
Identificação de tendências
A mineração, junto ao OLAP – recurso tecnológico que gera análises multidimensionais de dados – facilita a identificação de tendências. Com esta junção, o software gera análises descritivas, prescritas e preditivas. O mecanismo permite o acesso de métricas básicas, mas, também de previsões e informações detalhadas de clientes, mercados e processos.
Invista em softwares especializados!
A mineração de dados, entretanto, é uma tecnologia dominada por técnicos de TI especializados em BI. São eles que auxiliarão na seleção e integração dos dados organizacionais, minimizando ruídos no banco de dados. Quer saber mais sobre este processo e as vantagens do BI? Conheça as soluções UpQuery!