Análise Preditiva: saiba como o método ajuda na gestão empresarial
- Publicado em: 09/06/2023
- Autor: Upquery

Os resultados na sua empresa seriam melhores se você pudesse prever o que aconteceria nas próximas semanas, meses ou anos? Provavelmente sim! Afinal, essa não é uma questão de prever o futuro, mas, sim, de saber como trabalhar as informações disponíveis. É isso que diferencia as empresas que obtêm sucesso ou não.
Atualmente, a tecnologia já permite que gestores façam previsões com base em dados. O Business Intelligence (BI) é uma solução que entrega aos gestores diferentes métodos de análise. Entre eles está a análise preditiva, uma metodologia que utiliza grande quantidade de dados para gerar insights para o futuro de uma organização.
O que é análise preditiva?
As diversas fontes de informações que existem atualmente fazem com que as empresas tenham um grande volume de dados para trabalhar e monitorar. A análise preditiva é um mecanismo que usa diferentes tecnologias para chegar aos melhores insights e indicadores: machine learning, cloud computing, algoritmos e outras tecnologias de memória.
Esses mecanismos facilitam as tomadas de decisões entre as equipes. Para isso, a análise preditiva cruza uma série de dados atuais, mas, principalmente, históricos para chegar às previsões sobre as necessidades e áreas da empresa. Veja alguns benefícios atribuídos à uma análise bem feita:
- Antecipação do comportamento de clientes
- Benchmark (análise de concorrência)
- Diagnóstico de tendências
- Histórico de problemas
- Melhora de processos e operações
- Redução de falhas e problemas
Em quais áreas a análise preditiva pode ser aplicada?
A análise preditiva é considerada a metodologia de gestão mais complexa. Uma ferramenta BI consegue ainda gerar a análise base, ou descritiva, e a prescritiva. Porém, com base nos benefícios, esse tipo de análise é benéfico para todos os tipos de negócios. Entretanto, existem três áreas em que esse método vem se destacando. Confira:
Financeiro
Investir está deixando de ser sinônimo de “feeling”. Atualmente, os investimentos mais assertivos contam com análises preditivas, que usam dados para indicar as melhores opções. Muitas corretoras usam “robôs” de investimentos para chegar aos melhores resultados. Prova disso são as fintechs, startups especializadas nisso. Elas cruzam dados empresariais com taxas de juros, crescimento e outras informações de mercado.
Marketing
Se tratando de marketing, nem sempre as pesquisas são eficientes em um mercado tão competitivo. Afinal, o detalhamento do público-alvo é o principal benefício de uma análise preditiva nessa área. Através disso, a equipe consegue traçar o perfil de consumo, segmentar o público e criar campanhas mais efetivas conforme as tendências de mercado.
Saúde
A prática médica personalizada é possível através dessas análises. Fazendo a correlação de dados de perfil clínico e hábitos genéticos do paciente, o profissional consegue diagnosticar e prevenir doenças. Mas, a análise é boa para a gestão hospitalar em geral, contribuindo desde a distribuição de insumos e administração de recursos, até agendamentos de consultas. Preveja o futuro da sua empresa!
A análise preditiva não é uma bola de cristal! Para que o gestor tenha os melhores insights é necessário que ele saiba interpretar tudo que está sendo apresentado. Porém, o BI contribui e muito para a clareza das informações. Entre em contato com a UpQuery para descobrir como as nossas soluções garantem um futuro mais seguro para o seu negócio!
Preveja o futuro da sua empresa!
A análise preditiva não é uma bola de cristal! Para que o gestor tenha os melhores insights é necessário que ele saiba interpretar tudo que está sendo apresentado. Porém, o BI contribui e muito para a clareza das informações. Entre em contato com a UpQuery para descobrir como as nossas soluções garantem um futuro mais seguro para o seu negócio!