As consequências de usar o “feeling” na sua gestão
- Publicado em: 21/11/2023
- Autor: Upquery

Existem gestores que se gabam por ter um “feeling” apurado na hora de fazer negócios. Entretanto, se a gestão não tem um sistema inteligente de análise de dados é provável que o sucesso da sua organização esteja ameaçado. Muitas empresas sequer chegam a decolar por conta de tomadas de decisões erradas, feitas de puro achismo.
Esse tipo de gestão acaba deixando muitas informações importantes para trás, gerando erros e desacelerando o crescimento empresarial. A solução para os gestores é contar com um sistema de Business Intelligence (BI). O software entrega análises embasadas na ciência e não na intuição, facilitando o alcance das metas. Saiba porque o feeling pode ser prejudicial!
Qual o risco de usar somente o feeling?
Uma gestão precisa de estratégias e não de ações instintivas. O feeling geralmente tem ligação com o achismo, o seguimento de tendências e com comparações com a concorrência. Essas são situações que podem até funcionar, mas, que também podem trazer erros, riscos e prejuízos por conta de análises superficiais dos cenários.
Uma gestão à base de feeling geralmente não acompanha todos os detalhes ou perspectivas sobre importantes informações como faturamento, números de vendas e processos logísticos. Certos indicadores de negócio (KPI’s) nem sempre estão evidentes. Do mesmo modo, o monitoramento de métricas isoladas não responde o que está funcionando ou não.
Por isso, é muito comum encontrarmos gestores que não saibam apontar as razões de seus erros ou acertos. Até mesmo um “sucesso” sem explicação embasada não é propriamente saudável já que não ensina nada para as equipes. Se algo sair fora do esperado, o feeling possivelmente não será ágil e assertivo o suficiente para detectar o problema.
3 consequências da gestão com feeling
Porém, um sistema BI traz respostas embasadas. A solução usa ciências de dados para gerar análises com baixas margens para erros. Em dashboards intuitivos os gestores conseguem acompanhar gráficos e relatórios que oferecem filtros e diferentes perspectivas do negócio.
Um software processa melhor os dados apontando insights consistentes através de algoritmos, IA e outras tecnologias avançadas. O monitoramento diário, em tempo real, evita que a gestão aconteça de modo automático e que essas 3 principais consequências ocorram:
Desperdícios
Dados analisados superficialmente causam desperdícios de dinheiro, investimentos e tempo. O feeling pode causar ações comerciais e de marketing frágeis e com baixo retorno. Além da baixa nas vendas, a equipe perde em produtividade e tempo para realinhar e traçar novas estratégias.
Falta de planejamento
Uma gestão sem análises de dados gera planejamentos ou planos de ação inconsistentes. O feeling nem sempre será guiado por KPI’s assertivos. O monitoramento em tempo real faz com que as metas e objetivos sejam mais mensuráveis e passíveis de prazos realísticos.
Equipes não alinhadas
O feeling também faz com que os setores não sejam padronizados. Afinal, se cada líder contar com o seu achismo a gestão ficará desorganizada. Um sistema BI identifica pontos de baixo e alto desempenho e os dados podem ser compartilhados entre toda a organização, alinhando os objetivos.
Não pague pelas consequências!
Quanto mais aprofundado for seu gerenciamento de dados, mais promissor será o desempenho. Esses são apenas alguns exemplos que ilustram o benefício de usar uma solução BI. Dê um passo à frente para conhecer as vantagens dos sistemas UpQuery!