Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Blog

Blog

As principais análises de BI para atacados e distribuidoras

  • Publicado em: 28/05/2024
  • Autor: Upquery
As principais análises de BI para atacados e distribuidoras

Atacados e distribuidoras são negócios reconhecidos pela grande quantidade de demandas técnicas, que exigem alta precisão. É por isso que, além de eficiência, essa gestão precisa de dinamismo e agilidade. Entretanto, a falta de uso de sistemas inteligentes, como soluções de BI (Business Intelligence), está entre um dos maiores erros cometidos na área.

Não confiando em tecnologia, o gestor atacadista está abrindo mão de análises de dados que, não só facilitam, mas otimizam suas atividades. O uso periódico de BI digitaliza os processos fazendo com equipes ganhem tempo e agilidade. Descubra quais são as análises essenciais para dinamizar gestão e colocar o atacado frente da concorrência!

Como o BI ajuda atacados e distribuidoras?

O BI é uma solução de tratamento de dados indicada para todos os negócios. O software coleta, armazena, organiza, monitora e compartilha dados corporativos em metodologias seguras. Com análises, filtros e recursos variados, o BI é complexo por atender demandas personalizadas. No caso dos atacados, contribui em três principais benefícios:

Economia de tempo

A automatização dinamiza os processos burocráticos, direciona funções prioritárias e agiliza decisões. Usando as análises de dados em tempo real, os departamentos logísticos e operacionais evitam delays e as equipes mapeiam as causas de riscos ou mudanças de cenários.

Fácil troca de informações

A compreensão do cenário geral de negócio depende da integração de dados de departamentos (comercial, compras, estoque e logística). Os relatórios e análises são compartilhados de modo fácil e seguro pelo sistema. O sistema ainda configura alertas, aumentando a produtividade.

Visualização intuitiva

A quantidade de números e informações similares dos setores logísticos e operacionais exigem atenção. Mas, os recursos visuais dos dashboards ajudam na leitura, mapeando gargalos e outros pontos sensíveis.

Atacado e distribuidora: 4 análises de BI essenciais

Financeiro, administrativo e comercial: integrando dados diversos, o BI oferece dashboards para necessidades distintas. Como qualquer negócio, atacadistas devem consultar todos os painéis. Porém, quando a empresa é referência em distribuição, o monitoramento de processos logísticos e operacionais se torna uma grande prioridade.

É por isso que a escolha das análises é fundamental para o sucesso. É através delas que demandas serão priorizadas, definindo os indicadores-chaves (KPI’s) de demonstrativo de desempenho. Veja como análises básicas podem ser aplicadas no segmento atacadista:

Análise de estoque

Essa análise é determinante para a gestão de estoque, monitorando em tempo real o que está disponível ou para venda e entrega. É fundamental para evitar erros e falhas, mantendo a empresa eficiente.

Análise logística

Além de eficiente, atacadistas devem ser competitivos. Com o BI é possível fazer roteirização de processos logísticos, identificando rotas mais vantajosas e econômicas. Além de garantir entregas ágeis e no prazo, geram lucratividade.

Análise de vendas

Os indicadores operacionais devem estar alinhados às métricas de vendas e compras. O sistema organiza e cruza todas as informações, oferecendo filtros específicos. Fora isso, é possível prever tendências do mercado, antecipando ofertas e promoções.

Análise de produtos

Utilizando os filtros certos, o gestor consegue conferir dados específicos de produtos, como marcas e linhas preferidas, quantidades e perfil de consumidor. Esses dados alimentam estratégias de personalização de compra e segmentações de clientela.

Dinamize a gestão com a UpQuery!

O BI aponta o caminho a ser seguido. Portanto, não se trata de um gasto, mas um investimento inteligente! Esses são um dos benefícios citados, mas, existem outros que irão impulsionar o crescimento do seu atacado. Quer saber como? Conheça as soluções UpQuery!

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação