Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Converse conosco por Whatsapp!
+55 48 3413.4200
Blog

Blog

Business Intelligence (BI): o que é e por que ele é fundamental para sua empresa?

  • Publicado em: 25/09/2020
  • Autor: Upquery
Business Intelligence (BI): o que é e por que ele é fundamental para sua empresa?

Você já ouviu falar em Business Intelligence (BI)? Se você não conhece este conceito, acredite: depois de entendê-lo, passará a enxergá-lo como uma ferramenta essencial para sua empresa.

Afinal, muitos empresários sabem o quão difícil é tomar decisões de forma rápida e eficiente no dia a dia. E o Business Intelligence tem como objetivo justamente auxiliar estes empreendedores a fazer bom uso das informações e a tomar decisões mais estratégicas e inteligentes – a partir de uma ampla captação de dados.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e descubra por que o BI pode revolucionar os processos da sua companhia.

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence – ou Inteligência de Negócios – é um termo relacionado à tecnologia, que engloba diversos processos, métodos e estruturas dentro de uma empresa. No BI, são incluídos dados, computação e análises de operações – sempre com o objetivo de agregar à gestão da companhia.

Trata-se de um conceito abrangente, que engloba desde os métodos utilizados para coletar dados até o armazenamento e análise das operações para melhorar ainda mais o desempenho das organizações.

Todos esses processos são utilizados de forma integrada para criar uma visão mais ampla da empresa e ajudar os empreendedores a tomarem decisões mais eficientes e fundamentadas. Não importa o setor: comercial, financeiro, marketing, operacional, etc. Todos eles podem se beneficiar da estratégia.

O BI pode estar presente, por exemplo, na geração de relatório, visualização de informações, benchmarking, métricas de desempenho, análise de estatística, e outros. O foco está sempre na reunião e análise de informações e dados que, em conjunto, podem significar muito para o negócio.

Para que serve o Business Intelligence?

Depois de entender o que é Business Intelligence, você pode estar se perguntando para que ele serve. A resposta é simples: a partir da inteligência artificial, o BI pode ajudar pequenas, médias e grandes empresas a organizar seu fluxo de informações e tirar proveito dele de maneira mais adequada.

Você já sabe que todas as decisões de empreendedores e líderes devem ser pautadas em fundamentos – e não em “achismos”, certo? E é exatamente por isso que os dados devem ser tratados de maneira adequada – especialmente na Era Digital, na qual a quantidade de informações é cada vez maior, a todo momento.

Quando os dados não estão ordenados ou não são facilmente encontrados, a tomada de decisões pode ser demorada. Além disso, o tempo para buscar o que é necessário, no âmbito da informação, pode prejudicar o negócio quando os dados não são avaliados e organizados adequadamente.

O BI serve para evitar essas situações. A partir dele, é possível obter informações de maneira rápida e fácil – a fim de tomar diversas decisões no cotidiano de maneira mais simples e a planejar os próximos passos a serem dados de maneira muito mais eficiente.

O BI, portanto, tem o papel de:

  • otimizar o tempo das equipes em diversas funções;
  • manter a organização de informações importantes;
  • facilitar o acesso e a consulta dos dados;
  • evitar que decisões importantes sejam tomadas arbitrariamente.

Como funciona o Business Intelligence?

Como você pode perceber, o BI não é um software que sugere aos líderes e gestores o que deve ser feito no âmbito corporativo. Ele também não é uma mera ferramenta que armazena e gera relatórios a partir de dados.

O Business Intelligence é uma estrutura completa, que auxilia no armazenamento, consolidação e análise de dados nos mais diferentes setores da empresa – para as mais diversas finalidades. E que pode ser decisivo no crescimento da companhia graças a esse processo diferenciado.

Quer entender melhor o funcionamento da ferramenta – e descobrir como ela agrega, na prática, a qualquer empresa? Então veja como o BI funciona a seguir em 3 passos simples!

1.     Coleta e organização dos dados

Em um sistema de BI, o primeiro passo é a coleta de informações. É nesse momento que devem ser definidos objetivos para os dados obtidos.

Por exemplo, se você deseja saber como o departamento financeiro tem se saído, utilizar dados de contas a pagar e receber, além do histórico de pagamento de clientes pode ser uma alternativa interessante. Assim, o ideal é coletar todas as informações importantes para esta análise.

Os dados devem ser adicionados de maneira organizada, a fim de facilitar a busca ou uma nova pesquisa em momentos posteriores.

2.     Análise das informações

A próxima etapa prevê a avaliação dos dados coletados. Para isso, é preciso definir indicadores para interpretá-los. Eles devem estar alinhados às necessidades de cada setor que fará uso do BI no seu dia a dia.

Ainda, pode ser necessário criar painéis e fazer relatórios para facilitar a visualização de todas as informações obtidas por meio dessa estratégia.

Compartilhamento

Por fim, é chegado o momento de compartilhar o trabalho desenvolvido com as equipes encarregadas. É primordial que os dados colhidos ao longo do processo sejam apresentados aos responsáveis por tomar decisões na empresa.

Afinal, essas informações ajudarão a empresa a definir os melhores caminhos a seguir a partir de então. Lembre-se também de que os resultados devem ser sempre monitorados – sempre priorizando a otimização da coleta e análise de dados e a manutenção de uma estratégia eficiente, na prática, para o negócio.

Quais as vantagens do Business Intelligence?

Você percebeu até aqui que o BI traz inúmeras vantagens às companhias, não é mesmo? Ele, permite, por exemplo, um aumento de eficiência na empresa – ajudando os líderes a tomarem as melhores decisões, a identificarem as tendências do mercado e a aumentarem seus lucros.

De forma geral, diversos aspectos de um negócio podem ser aprimorados com o Business Intelligence – desde mudanças no setor financeiro e de transporte de produtos, por exemplo, até a contratação de novos colaboradores. Tudo depende da maneira como os dados coletados são utilizados.

Entre os principais benefícios do BI estão:

  • identificar áreas que precisam de melhorias;
  • encontrar maneiras de aumentar o lucro da empresa;
  • analisar o comportamento dos consumidores;
  • comparar seus dados com números dos concorrentes;
  • acompanhar de perto o desempenho geral do empreendimento;
  • otimizar os processos empresariais;
  • identificar tendências de mercado;
  • identificar problemas ou possíveis desafios que o negócio ou mercado poderá enfrentar.

Contar com a inteligência do BI nos negócios, portanto, fará sua organização se manter à frente do mercado e se destacar dos concorrentes.  

Como utilizar o BI em favor da sua empresa?

Depois de conhecer as vantagens do BI, fica mais fácil entender como utilizar a ferramenta em favor do seu negócio. Felizmente, é possível contar com soluções completas de Business Intelligence para sua empresa. Basta procurar a melhor ferramenta para a sua companhia.

Na hora de fazer sua escolha, no entanto, não esqueça de avaliar a expertise da empresa e a identificar de que modo a ferramenta de BI pode agregar ao seu negócio a partir de agora.

Assim, será muito mais fácil implementar essa estratégia com êxito e ajudar seu negócio a avançar no mercado de maneira sustentável!

Quer contar com essa estratégia no seu negócio agora mesmo? Então confira as soluções que a UpQuery oferece à sua empresa!

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação