Business Intelligence e Big Data: entenda como as tecnologias se complementam
- Publicado em: 04/01/2023
- Autor: Upquery

A cada nova tecnologia e atualização lançada, novos dados são gerados ao redor de todo o mundo. A alta demanda de informações brutas requer mecanismos de ponta para processar, acompanhar e armazenar todos esses dados. Essa é uma função típica do chamado “Big Data”, conceito tecnológico bastante difundido nos dias atuais.
Determinante para sistemas de gestão, como Business Intelligence (BI), ele permite análises estratégicas a partir do compilado de informações. Portanto, é fundamental para empresas e organizações que buscam por vantagem competitiva frente ao mercado sempre em expansão.
Assim como BI, muitas ferramentas e soluções tecnológicas permitem não só o processamento, mas, o acompanhamento em tempo real dos dados fornecidos pelo Big Data. Entretanto, um software BI e o Big Data propriamente dito não são as mesmas coisas. Entenda a diferença!
BI x Big Data: qual é a diferença?
Quando o assunto é processamento de dados é comum que muitos gestores ainda confundam um software de BI com o conceito de Big Data. Entretanto, é importante compreender bem essas diferenças para não escolher errado as soluções tecnológicas para a sua empresa.
Antes de tudo, o Big Data é uma área tecnológica que capta, trata, analisa e obtém informações processando grandes conjuntos de dados em tempo real. Neste sistema, todo o processamento é feito de forma automática e constante, correlacionando dados e promovendo o armazenamento dos mesmos.
Assim, o Big Data age nos bastidores de diferentes soluções usadas atualmente, indo desde a base de softwares até as redes sociais. Em sua classificação, podemos dizer que existem três “V’s” que são fundamentais para o desenvolvimento do Big Data:
Volume
Capacidade de tratar, processar e armazenar grande quantidade de dados brutos.
Velocidade
Garantia de agilidade para tratar e reter dados de forma contínua.
Variedade
Possibilidade de lidar com dados em diferentes fontes e formatos.
Um sistema de Business Intelligence, porém, vai além desse conceito. Esta é uma solução que usa inteligência artificial e uma base de Big Data para lançar insights aos gestores. O software filtra, organiza, mescla e apresenta os dados processados e prontos, de maneira gráfica e visual.
Ou seja, em um dashboard que facilita a leitura do desempenho de uma empresa e, consequentemente, as tomadas de decisões dos seus responsáveis. Desse modo, o BI auxilia no armazenamento de informações de clientes, fornecedores e colaboradores.
Pode-se dizer, resumidamente, que a ferramenta é um mecanismo que utiliza o Big Data como meio para agir assertivamente, transformando grandes fluxos de dados em informações de valor.
Conheça as soluções UpQuery
Com o aumento da geração de dados dos últimos anos, muitos sistemas tecnológicos tradicionais se tornaram ineficientes. Uma diferença importante é que nem todos os softwares BI necessitam de altos volumes de dados ou até mesmo atuam com captação em tempo real.
Evidentemente, isso irá variar de acordo com os dados internos de cada organização e a tecnologia do software escolhido. Por isso, na hora de contar com uma solução BI, avalie bem a sua estrutura e o que ela entrega de benefícios para sua empresa.
Para isso, conheça nossas ferramentas Qorporativo e Qolaborador e tenha os dados corretos em suas mãos!