Business Intelligence: qual a diferença entre dados e informação?
- Publicado em: 17/08/2023
- Autor: Upquery

O avanço tecnológico e a transformação digital trouxeram para a rotina corporativa o uso de novos termos e expressões. A palavra “dados” com certeza está entre os mais populares e mencionados. Porém, no dia a dia, é comum que gestores e líderes confundam esse conceito com outras palavras semelhantes. Assim, um exemplo muito comum é utilizar a palavra “informação” como um sinônimo para dados.
Para a língua portuguesa, os termos até podem ser semelhantes. Mas, as duas palavras não podem ser equivalentes quanto o assunto é tecnologia e processos práticos e técnicos. Sistemas de gestão populares no mercado, como o Business Intelligence (BI), tem como matéria prima as informações internas e externas de organizações e negócios. Por isso, aprenda a diferenciar dado de informação para garantir o sucesso da sua empresa!
O que são os dados?
Os dados são partículas de números, registros, documentos e demais referências soltas no âmbito digital. Perante o setor de Tecnologia da Informação (TI), esse é um material e um conhecimento bruto disponível no Data Warehouse (armazém de dados). Ou seja, são elementos não processados e, portanto, isoladamente não servem como solução. Desse modo, os dados devem ser tratados para gerarem um conhecimento prático.
O que são informações?
A informação, porém, é um conhecimento útil. Assim, pode-se dizer que é um dado já tratado e em processo mais refinado. São justamente os dados que compõem a matéria prima de uma informação – especialmente as de valores para organizações. Insights de análises de gestão não utilizam dados, mas, sim, informações que podem ser usadas nas estratégias de setores e empresas de modo efetivo.
Business Intelligence: a fusão entre dados e informação
Há décadas que os dados são um importante ativo para as empresas. Porém, é a informação útil que compõe uma tomada de decisão assertiva. Ambos os termos se complementam, porque as respostas informativas vão além dos números brutos do banco de dados. Nesse contexto, sistemas de gestão como o Business Intelligence (BI) servem para facilitar o tratamento de dados e o acesso às informações.
Na prática corporativa, caberá aos analistas de BI ou cientistas de dados associar esses dois conceitos tecnológicos a fim de entregar para a organização os melhores resultados. Desse modo, a análise bruta de dados é a primeira etapa de um especialista. Porém, a coleta e tratamento de dados se torna simplificada a partir de um software que trabalha de modo automatizado e com inteligência artificial (Machine Learning).
Assim, os profissionais BI conseguem acessar a informação de forma mais intuitiva e ágil através de análises de indicadores já prontas. Com o entendimento da diferença entre dados e informação, fica mais claro também a importância em investir em uma solução que organiza e filtra dados. O sistema BI já faz todo esse processo e, ainda que o profissional deva entender da parte técnica, ele terá mais tempo para focar nas ações práticas.
Domine o uso de dados!
Os termos e funcionalidades da transformação digital podem parecer complexos para gestores que não atuam em segmentos tecnológicos. Entretanto, o BI existe para simplificar a sua gestão! Os benefícios do software são ajustáveis a qualquer realidade e tipo de negócio. Conheça as soluções UpQuery e descubra como dominar o uso e tratamento de dados!