Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Blog

Blog

Como a solução BI pode ajudar no setor de compras?

  • Publicado em: 25/07/2022
  • Autor: Upquery
Como a solução BI pode ajudar no setor de compras?

A área de compras de uma empresa envolve muitos processos delicados, analíticos e repetitivos. É por isso que tabelar os preços de mercadorias ou informações de fornecedores em planilhas ou cadernetas está ficando no passado. O Business Intelligence (BI), através da automação de dados, reúne os indicadores essenciais para uma compra assertiva.

O software coleta, organiza, analisa e monitora os dados servindo de estratégia ou solução para as tomadas de decisões entre grupos. Ao contrário da análise humana, a tecnologia não permite erros e, além disso, a leitura de dados acontece em tempo real.  Saiba quais indicadores facilitam o seu processo de compras! 

Porque um software é tão importante para o setor de compras? 

Comprar materiais, produtos e insumos requer atenção. Por isso, não é possível contar apenas com o discernimento de gestores e operadores o tempo inteiro. Um software BI enxerga possíveis falhas em todo o setor de compras e faz com que a gestão não seja baseada em “achismos”.

Então, além de agir de forma preventiva para erros, também possibilita acertos. Com dados sempre atualizados e específicos, os gestores melhoram as suas estratégias e otimizam as suas negociações, até mesmo conseguindo preços, fornecedores e ofertas melhores. Assim, o alcance das metas fica simples e agilizado. 

Quais indicadores de compras podem ser monitorados por BI?

Isso acontece porque, dentro do sistema, existem dados gerais que podem ser analisados e comparados com maior facilidade.  O BI Qorporativo oferece gráficos e métricas que organizam a leitura dos principais indicadores de compras através de um dashboard simples. 

Assim, muitos são os dados que podem ser usados nas estratégias e tomadas de decisões do setor. Facilmente relatórios são gerados e podem ser compartilhados para análise de toda a equipe. Entretanto, esses 4 são os principais: 

Lead Time (Tempo de espera) 

Principal indicador para evitar estoque desabastecido ou erros na rota. O lead time mede o intervalo de tempo entre a solicitação de compra e o atendimento prestado. Assim, diz respeito a diversos processos: escolha de fornecedor, prazo de entrega, recebimento e registrado de entrada de cada item. Por isso, é importante para o mapeamento de rotas. 

Performance de fornecedor

Várias informações específicas de fornecimento podem ser consultadas pelo BI, de modo que fique mais fácil checar disponibilidade e qualidade de produtos, preços, condições de pagamentos, prazos de entrega e até qualidade e comprometimento de atendimento no pré e pós-venda. Isso serve para análises periódicas com cada fornecedor. 

Evolução de preço

Principal indicador que serve para analisar oscilações e medir a evolução dos valores de mercadorias. Ajuda a comparar opções entre mercadorias, fornecedores, também linhas de produtos vantajosos, etc. 

Payment Terms 

Prazo médio de pagamento é um indicador que mede o prazo para quitar contas com fornecedores. Assim, o BI também ajuda no fluxo de caixa da empresa como um todo. 

Conheça o Qorporativo! 

Esses indicadores trazidos no blog são apenas alguns exemplos das tantas facilidades que um software BI pode oferecer para a sua empresa. Para conhecer mais benefícios e soluções, entre em contato e saiba como o Qorporativo pode ajudar a sua equipe! 


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/upquery/public_html/wp-content/themes/upquery/single.php on line 67

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação