Como aliar a metodologia BSC ao Business Intelligence?
- Publicado em: 07/08/2023
- Autor: Upquery

Com o mercado corporativo em constante atualização, os gestores compreendem a necessidade de tomar decisões e aplicar mudanças ágeis e seguras em seus negócios e organizações. Nesse contexto, a análise de dados e indicadores de desempenho é responsável por apontar as estratégias de gestão que realmente funcionam para as metas e objetivos das equipes.
Entretanto, quando algo não acontece conforme o esperado, é importante que o gestor encontre flexibilidade para trabalhar novas alternativas para alcançar o resultado almejado. Assim, a adoção de certas metodologias como o BI (Business Intelligence) e o BSC (Balanced Scorecard) é fundamental para o planejamento estratégico de uma empresa. Porém, para usá-los de modo eficiente, é preciso entender o que existe por trás desses termos. Acompanhe!
O que é Business Intelligence?
Mais do que uma ferramenta, o BI é um conceito bastante amplo. Por isso, de modo mais explicativo, essa tecnologia consiste em um conjunto de técnicas que auxilia na tomada de decisões por meio da análise estratégica de dados e indicadores. Um software BI consegue coletar, organizar, analisar e monitorar dados internos e externos para gerar os melhores insights aos gestores.
O que é BSC?
O também chamado Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de gestão que analisa o desempenho de uma empresa em relação às suas metas e objetivos. O BSC tem um propósito bem específico: alinhar os resultados atuais com as metas de crescimento e prioridades do negócio.
Assim, a metodologia consiste em fazer um balanceamento de indicadores de desempenho, encontrando as estratégias mais focadas e eficientes para os objetivos. Além disso, a metodologia evita que informações da gestão saiam distorcidas ou tendenciosas.
Os benefícios de aliar as tecnologias BI e BSC
Através de suas técnicas, o sistema BI oferece diferentes análises para entregar os melhores insights para os gestores. Além de um dashboard completo, com métricas, gráficos e relatórios, o gestor também consegue acessar metodologias de análise como o BSC. Desse modo, o BSC permite que o gestor crie um modelo de gestão através de novos planejamentos.
Porém, cabe ao software BI oferecer todo o suporte automotivo de dados para essa análise. Quando alinhadas, as tecnologias coletam e organizam as informações gerando conexões e métricas relevantes. Para isso, é necessário definir primeiro as metas e objetivos antes de usar o BSC. Confira três tipos de análises possíveis através do Balanced Scorecard:
Análise financeira e contábil
O BSC analisa diferentes indicadores financeiros e contábeis, como dados de lucratividade e retorno de investimento, mas medidas mais específicas como ações entre sócios de uma organização, por exemplo.
Análise comercial
A metodologia é muito importante para mensurar metas e objetivos que envolvem os clientes da empresa. Através do BSC é possível chegar a taxas de conversão, retenção e aquisição de clientela, além de informações como percentual de satisfação e fidelização.
Análise de processos
O Balanced Scorecard também avalia processos logísticos, operacionais e administrativos de modo qualitativo. Assim, é possível identificar gargalos, pontos de redução de custos e possibilidades de aumento na produtividade.
Não existe a fórmula perfeita!
Os resultados sempre dependerão do gestor e da sua própria interpretação dos insights BI. Entretanto, saber escolher um sistema de gestão completo, com BSC e outras metodologias, facilita muito esse processo. Conheça as soluções da UpQuery, empresa especializada no segmento.