Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Blog

Blog

Como BI e CRM juntos otimizam as estratégias comerciais?

  • Publicado em: 04/01/2024
  • Autor: Upquery
Como BI e CRM juntos otimizam as estratégias comerciais?

Vendas superficiais são grandes vilãs dos negócios. Os consumidores estão mais exigentes e focados em experiências de compras personalizadas. Por isso, para fidelizar um lead, é preciso conhece-lo à fundo, caso contrário, as suas reais dores e necessidades não serão atendidas.

O sistema de CRM (Costumer Relationchip Manegement) tem sido um grande aliado das equipes comerciais. Mas, gestores que focam na escalabilidade da empresa, devem usar a ferramenta de modo integrado com softwares avançados como o Business Intelligence (BI).

Muitas organizações, porém, ainda elaboram as suas estratégias com base em “achismos”, sem um respaldo técnico. Entenda como integrar CRM e BI otimiza a jornada do cliente contribuindo para o crescimento empresarial.

CRM: conhecendo o cliente!

Históricos de compras, interações, informações pessoais e contatos: os dados são fundamentais para detectar perfil de clientes e aumentar a fidelização. Mas, como o gestor comercial identifica bons resultados? Através do monitoramento de dados atualizados.

O CRM é um software que reúne as informações necessárias de leads, consumidores e pessoas fidelizadas. Com ele, vendedores e líderes acompanham métricas e movimentações pertinentes nas atividades do setor.

O BI potencializa o CRM!

Mas, apesar de reunir as informações, a parte operacional do CRM ainda é simplificada. Para os dados virarem insights valiosos, é preciso integrar a ferramenta a um software inteligente. É através do BI que os gestores transformam grandes volumes de dados brutos em análises de negócios que auxiliam nas tomadas de decisões.

Metodologias avançadas, algoritmos e inteligência artificial, permitem que o sistema gere relatórios e gráficos que identificam problemas e oportunidades. Naturalmente, as estratégias de vendas ficam muito mais alinhadas. Porém, além disso, as informações coletadas auxiliam no desenvolvimento de outras demandas comerciais, como:

  • Campanhas de marketing 
  • Planejamento comercial 
  • Precificação de produtos/serviços
  • Programas de fidelidade  
  • Promoções e descontos

Personalização, fidelização e 4 outros benefícios

Mesmo comprando algo parecido ou igual, consumidores têm motivações diferentes. Um dos principais benefícios do BI integrado ao CRM é a personalização. A segmentação de público, o tratamento personalizado e a aplicação de ofertas e programas direcionados facilitam com a ferramenta. Fora isso, a união dos softwares proporciona vantagens, como:

Novos prospects e leads

Além de dados básicos, o BI reúne informações específicas do cliente, como canais de marketing, de compra, ciclo de atividades e avaliações em sites. O sistema faz o cruzamento de perfis e informações de mercado, auxiliando na busca por leads e oportunidades, na logística e na precificação.

Redução do churn

As análises verificam o ciclo de vida do cliente possibilitando evitar o aumento da taxa de churn. Para isso, o objetivo é a satisfação e fidelização do cliente. Quando integrados, o CRM e o BI permitem fazer previsões e análises de comportamento através de pesquisas de satisfação e feedbacks.

Aumento de produtividade

Informações dispersas são um dos responsáveis pela queda na produtividade. Mas, usando o BI, a dispersão é eliminada. Por armazenar e organizar os dados em um só lugar, os relatórios automaticamente reúnem os indicadores comerciais relevantes. A consequência é uma equipe focada e produtiva.

Prevenção de erros

Além desses benefícios, o BI permite que não só métricas, mas indicadores-chaves de comercial, sejam atualizados e monitorados em tempo real. Assim, a equipe consegue agir rapidamente contra problemas e quadros de churn.

Invista corretamente e lucre o dobro!

A aquisição de um sistema BI não é custo, mas sim, investimento. A prova disso são os resultados positivos em vendas e lucratividade. Saiba como implementar as soluções UpQuery no seu negócio!

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação