Como o Business Intelligence ajuda no planejamento estratégico?
- Publicado em: 25/10/2023
- Autor: Upquery

O uso de análises de dados e indicadores-chaves é essencial para uma gestão efetiva. Mas, apesar de servirem como base para reuniões e metodologia OKR’s (Objetive Key Results), muitos gestores ainda abrem mão dos recursos tecnológicos e falham principalmente na elaboração de um planejamento estratégico. Conforme a consultoria Falconi, mais de 75% das empresas de médio porte não possuem metas bem definidas.
Como resposta, quase 45% desse percentual demonstra um crescimento bastante tímido. Entretanto, com a implementação de softwares inteligentes, é possível aprimorar a gestão através da fácil visualização de indicadores, métricas e informações adicionais. Entenda como um software de BI eficiente contribui para o planejamento estratégico da sua empresa aumentando produtividade, criando oportunidades e reduzindo custos!
A função dos dados no planejamento estratégico
O planejamento estratégico é responsável por estruturar as ações de uma organização em direção às suas metas e objetivos. Com a expansão da tecnologia, as tomadas de decisões devem ser cada vez mais efetivas para enfrentar um mercado competitivo e em constante movimento.
Antes de soluções como o BI, o planejamento era realizado manualmente através de planilhas e documentos. Mas, atualmente, esse processo está automatizado, possibilitando metas mais ágeis, realísticas e assertivas. O BI é uma solução tecnológica que coleta, armazena, analisa e monitora dados internos e externos provindos de diversas fontes.
É por isso que o software compila dados de forma segura, realizando o gerenciamento prático de informações. Assim, os indicadores-chaves são devidamente organizados dentro do sistema, possibilitando planejamentos coerentes e o crescimento sustentável do negócio.
4 principais vantagens do BI para o planejamento estratégico
O principal benefício do Business Intelligence é a fácil compreensão da gestão por meio de dados que geram os melhores insights. Essa característica é essencial: ainda conforme a consultoria Falconi, 31,7% das empresas não adotam qualquer indicador na sua rotina de planejamentos.
A gestão, geralmente, é feita por achismos. Porém, o BI lança análises e relatórios fáceis de serem interpretados, permitindo que o gestor tenha um panorama de todos setores via dashboards personalizáveis e editáveis. Confira 4 principais benefícios da ferramenta:
Redução de custos
O planejamento estratégico é muito eficiente para o financeiro. Com as análises, os dados são atualizados em tempo real e o gestor elenca metas possíveis para tornar o negócio cada vez mais lucrativo, fazendo cortes específicos e assertivos.
Aumento da produtividade
A automatização de processos agiliza o gerenciamento de demandas. Com o software, fica mais rápido organizar e estabelecer metas, além da ferramenta compartilhar análises e relatórios com facilidade.
Detecção de erros
O planejamento estratégico é o melhor recurso para evitar erros de gestão e nos processos administrativos e operacionais. A ferramenta monitora históricos de dados para evitar que padrões prejudiciais voltem a acontecer.
Satisfação do cliente
A integração de dados de diversas fontes permite que atendimentos e serviços sejam melhorados. O grande diferencial do BI está em estipular prazos para que qualificação e fidelização sejam alcançadas via planejamento.
Seja uma empresa de alto desempenho!
Sabia que 60% das empresas com alto desempenho usam análises de dados e de mercado? Essas informações são essenciais para planos de ações e estratégias diárias. O BI te liberta de ações baseadas achismos! Modifique seu modo de fazer gestão conhecendo as soluções UpQuery.