Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Blog

Blog

Como o gerenciamento de e-commerce é simplificado em um sistema de BI?

  • Publicado em: 12/12/2023
  • Autor: Upquery
Como o gerenciamento de e-commerce é simplificado em um sistema de BI?

Um e-commerce envolve uma série de dados em constante atualização: preços, quantidades, marcas e referências logísticas. É por isso que o gerenciamento da plataforma costuma ser desafiante, especialmente para empresas iniciantes no segmento. O grande volume de dados acaba exigindo tempo e atenção redobrada das equipes.

Entretanto, o uso de um sistema de Business Intelligence (BI) simplifica esse tipo de gestão. Através das análises e insights valiosos oferecidos pelo software, gestores e líderes conseguem otimizar processos, aproveitar tempo e atender demandas específicas do seu público-alvo. Saiba como!

Como o BI ajuda no gerenciamento de e-commerce?

Diariamente, os gestores de e-commerce precisam lidar com informações diversas. Existem métricas consideradas básicas, como número de pedidos, preços tabelados, receita total e descontos aplicados. Porém, é importante saber identificar indicadores-chaves apresentados na plataforma, como:

  • CAC (Custo de Aquisição de Clientes) 
  • LTV (Lifetime Value)
  • Margem de lucro
  • ROAS (Retorno Sob o Investimento em Publicidade) 
  • ROI (Retorno Sob o Investimento) 
  • Taxa de conversão 
  • Ticket médio

Além desses, também é possível acompanhar os indicadores operacionais e logísticos lançados na plataforma. Isso porque o software de BI conta com tecnologia que integra os dados de uma organização. Com o sistema, as informações presentes no e-commerce são facilmente coletadas, armazenadas, organizadas e monitoradas em um só local.

O poder em aliar BI e e-commerce

Quanto mais complexa for uma plataforma online, maior será a sua necessidade de automação de processos. Excesso de operações, prazos curtos e tempo apertado tornam algo simples mais difícil. Por isso, o principal diferencial do BI no gerenciamento de e-commerce é contar com análises de dados e métricas para alto nível.

Afinal, fazer uma análise sem respaldo tecnológico e manualmente, gasta tempo e aumenta as chances de erro humano. Entretanto, o BI possibilita uma série de análises que reúne os principais indicadores-chaves (KPI’s) que afetam o desempenho da empresa. O sistema é um poderoso aliado de e-commerce ao oferecer benefícios como:

Análise aprofundada

Os dashboards possuem elementos gráficos que facilitam a gestão, proporcionando insights e decisões assertivas. Com a tecnologia, os dados do e-commerce são analisados de modo aprofundado. As informações podem ser usadas em análises preditivas e prescritivas, que geram recomendações e tendências com base em dados históricos.

Notificação contra erros

Um e-commerce conta com muitas movimentações. Por isso, também é comum que algo saia fora do previsto. Mas, o BI possibilita configurar o sistema gerando um alerta ou notificação que faça a gestão de problema ou risco.

Foco no que importa

Montar planilhas e relatórios manuais demandam tempo e energia. Porém, com os insights apresentados automaticamente, os líderes e gestores conseguem direcionar o seu foco para outras demandas importantes dos setores. Inclusive, o BI ajuda a diagnosticar quais são as prioridades da empresa.

Nada passa despercebido!

Os olhos humanos podem deixar passar alguma atualização no e-commerce. Mas, a tecnologia de BI não! O sistema conta com automação de dados em tempo real, permitindo acompanhar pedidos e outras interações instantaneamente.

Como funciona a implementação?

A implementação de um sistema de BI envolve algumas etapas básicas. Entretanto, com a consultoria de analistas especializados, o seu e-commerce facilmente é integrado à um sistema padronizado para a sua empresa. Conheça a UpQuery!

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação