Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Blog

Blog

Como reduzir os custos logísticos na sua empresa?

  • Publicado em: 17/03/2022
  • Autor: Upquery
Como reduzir os custos logísticos na sua empresa?

A logística é uma área estratégica de caráter funcional em empresas e indústrias. Envolvendo maquinários, funcionários e serviços, a cadeia logística é o que garante a eficiência de todos os processos internos. Porém, em muitas gestões, ela pode representar um alto custo para o caixa financeiro. 

Reduzir gastos sem impactar na qualidade de serviços e produtos é um dos maiores desafios para os gestores. Mas, com planejamento feito através de dados concisos, é possível controlar o quadro e fazer decisões assertivas! 

O que são os custos logísticos?

Esse tipo de despesa está associado com tudo que é necessário para o funcionamento de fábrica e a finalização de operações. Por exemplo, pode ir desde aquisição de insumos até a entrega e distribuição de mercadorias. Assim, é considerado um custo logístico: 

  • Armazenamento
  • Contas de água, energia 
  • Distribuição
  • Embalagens 
  • Estoque  
  • Frete  
  • Manutenções  
  • Mão de obra 
  • Transporte 
  • Tributação 
  • Tecnologias novas 

Entre os custos logísticos com preço significativo se destaca: transporte, embalagens e tributação. Além da depreciação de veículos, o transporte conta com gestão de frotas e com os impostos variáveis das malhas rodoviárias. 

As embalagens, por sua vez, são importantes para preservar e valorizar o produto, mas, em grande escala, podem custar bem caro. Por fim, impostos logísticos, como CSLL e ICMS, também são uma preocupação. 

Todos os custos logísticos ainda podem ser classificados em: 

Custos fixos

Custos previstos para todos os meses. Independente do volume da demanda mensal, a despesa não terá variação.

Custos variáveis

Esses custos mudam conforme o volume da demanda e costumam estar atrelados a aquisição de insumos e contas de água e energia, por exemplo. 

Como reduzir custos logísticos? 

A cadeia logística é bem complexa e, por isso, necessita de uma gestão altamente precisa. Com a alta demanda operacional diária, não podem existir margens para interpretações erradas. Caso contrário, o prejuízo financeiro não demora a aparecer. 

A melhor forma de reduzir custos é através da análise periódica de dados internos. Somente o controle desses números permite identificar oportunidades de cortes sem afetar a qualidade oferecida. Veja como:  

Mapeamento

Em uma análise completa, o gestor deve mapear todos os seus processos logísticos, listando seus custos, periodicidade e volume de demanda. Assim, é possível identificar quais estão gerando maiores custos e gargalos.  

Planejamento

Qualquer gestão eficiente envolve um excelente planejamento. Após o mapeamento, fica mais claro quais medidas adotar para manter a cadeia logística e o financeiro saudáveis. 

Assim é possível: fazer corte no quadro de funcionários, reorganizar fluxos, diminuir algumas produções, refazer rotas, optar por outros insumos e embalagens, etc.  O planejamento pode ser feito a curto, médio e longo prazo. 

Automação

Além disso, a automação de processos e maquinários é fundamental para evitar desperdícios na indústria moderna e atual. Na parte de gestão, a automação de dados, por sistemas de gestão Business Intelligence (BI) também é a melhor solução. 

Escolha um sistema eficiente!

A compilação automatizada de dados oferece muitos benefícios para a cadeia logística. Os altos volumes e demandas exigem muito tempo e energia dos funcionários e gestores. Porém, com o sistema de gestão Qorporativo da UpQuery entrega os dados operacionais com precisão e segurança. Saiba mais entrando em contato!


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/upquery/public_html/wp-content/themes/upquery/single.php on line 67

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação