Como reduzir os custos logísticos na sua empresa?
- Publicado em: 17/03/2022
- Autor: Upquery

A logística é uma área estratégica de caráter funcional em empresas e indústrias. Envolvendo maquinários, funcionários e serviços, a cadeia logística é o que garante a eficiência de todos os processos internos. Porém, em muitas gestões, ela pode representar um alto custo para o caixa financeiro.
Reduzir gastos sem impactar na qualidade de serviços e produtos é um dos maiores desafios para os gestores. Mas, com planejamento feito através de dados concisos, é possível controlar o quadro e fazer decisões assertivas!
O que são os custos logísticos?
Esse tipo de despesa está associado com tudo que é necessário para o funcionamento de fábrica e a finalização de operações. Por exemplo, pode ir desde aquisição de insumos até a entrega e distribuição de mercadorias. Assim, é considerado um custo logístico:
- Armazenamento
- Contas de água, energia
- Distribuição
- Embalagens
- Estoque
- Frete
- Manutenções
- Mão de obra
- Transporte
- Tributação
- Tecnologias novas
Entre os custos logísticos com preço significativo se destaca: transporte, embalagens e tributação. Além da depreciação de veículos, o transporte conta com gestão de frotas e com os impostos variáveis das malhas rodoviárias.
As embalagens, por sua vez, são importantes para preservar e valorizar o produto, mas, em grande escala, podem custar bem caro. Por fim, impostos logísticos, como CSLL e ICMS, também são uma preocupação.
Todos os custos logísticos ainda podem ser classificados em:
Custos fixos
Custos previstos para todos os meses. Independente do volume da demanda mensal, a despesa não terá variação.
Custos variáveis
Esses custos mudam conforme o volume da demanda e costumam estar atrelados a aquisição de insumos e contas de água e energia, por exemplo.
Como reduzir custos logísticos?
A cadeia logística é bem complexa e, por isso, necessita de uma gestão altamente precisa. Com a alta demanda operacional diária, não podem existir margens para interpretações erradas. Caso contrário, o prejuízo financeiro não demora a aparecer.
A melhor forma de reduzir custos é através da análise periódica de dados internos. Somente o controle desses números permite identificar oportunidades de cortes sem afetar a qualidade oferecida. Veja como:
Mapeamento
Em uma análise completa, o gestor deve mapear todos os seus processos logísticos, listando seus custos, periodicidade e volume de demanda. Assim, é possível identificar quais estão gerando maiores custos e gargalos.
Planejamento
Qualquer gestão eficiente envolve um excelente planejamento. Após o mapeamento, fica mais claro quais medidas adotar para manter a cadeia logística e o financeiro saudáveis.
Assim é possível: fazer corte no quadro de funcionários, reorganizar fluxos, diminuir algumas produções, refazer rotas, optar por outros insumos e embalagens, etc. O planejamento pode ser feito a curto, médio e longo prazo.
Automação
Além disso, a automação de processos e maquinários é fundamental para evitar desperdícios na indústria moderna e atual. Na parte de gestão, a automação de dados, por sistemas de gestão Business Intelligence (BI) também é a melhor solução.
Escolha um sistema eficiente!
A compilação automatizada de dados oferece muitos benefícios para a cadeia logística. Os altos volumes e demandas exigem muito tempo e energia dos funcionários e gestores. Porém, com o sistema de gestão Qorporativo da UpQuery entrega os dados operacionais com precisão e segurança. Saiba mais entrando em contato!