Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Blog

Blog

Como se relacionam sistemas de BI e governança de dados?

  • Publicado em: 02/04/2024
  • Autor: Upquery
Como se relacionam sistemas de BI e governança de dados?

As análises de dados e os processos automatizados se tornaram essenciais para o corporativismo. Mas, junto com o avanço tecnológico, aumentaram também os desafios de gestão. Um exemplo disso é que a governança de dados deve ser um compromisso de organizações sérias para garantir transparência e segurança na usabilidade de informações.

A eficiência de sistemas de gestão avançados depende da governança. Mas, da mesma forma, a adesão ao BI contribui para a elaboração de políticas de dados das empresas. O Business Intelligence é capaz de coletar, armazenar, organizar, analisar e compartilhar informações de valor. Entenda como a regularização dos dados pode otimizar o desempenho da empresa!

O que é governança de dados?

A governança de dados serve como um norte para o Business Intelligence. De forma resumida, representa um conjunto de processos que promove o gerenciamento de informações, garantindo disponibilidade, usabilidade, integridade e segurança de dados. As políticas e diretrizes de uso são definidas a partir da valores e conceitos éticos traçados pelas práticas de governança.

A governança de dados e a eficiência do sistema de BI

Um sistema de gestão sólido oferece todos os mecanismos necessários para que a governança de dados transcorra com excelência. O software irá contribuir para que gestores e conselhos criem suas políticas e planos de execução, garantindo a transparência e segurança necessária.

Mas, por outro lado, as práticas de governança também beneficiam a empresa como um todo ao gerar análises e relatórios confiáveis. Por isso, a relação entre os conceitos de BI e governança de dados é bastante próxima. Os dados históricos, atuais e preditivos proporcionam a regularização e ainda trazem benefícios para a empresa. Saiba como:

Qualidade de dados

Um sistema inteligente, pautado em governança de dados, garante análises e relatórios confiáveis. A prática cria um banco de dados somente com informações valiosas e seguras, evitando insights corrompidos.

Gestão de metados

A governança começa a partir do fornecimento e gerenciamento de informações sobre os dados. Isso diz respeito a consistência de tudo que é integrado ao sistema, como origem, categoria, significado e formato de dados. Essa espécie de levantamento é essencial para um melhor entendimento do armazenamento interno.

Práticas regulamentadas

O uso do sistema é essencial para manter a empresa em conformidade com a legislação e auditorias. O armazenamento de informações internas e externas contribui para a regularização das atividades corporativas. Além disso, ajuda no implemento de controles e na estruturação de políticas de dados. 

Segurança de dados

Quanto mais avançadas são as estratégias empresariais, maior é a necessidade de investir em segurança de dados. A governança bem realizada protege contra roubos, perdas e acessos indevidos ao sistema. A permissão de usuários é um diferencial do BI, já que somente funcionários autorizados podem acessar os dashboards.

Otimização de processos

Todas essas características da governança de dados também otimiza os resultados da empresa. Com políticas de usabilidade em dia e análises confiáveis, a produtividade das equipes aumenta, antecipando demandas.

Invista em um software confiável!

Existem muitas soluções comercializadas no mercado. Entretanto, nem todos os softwares são comprometidos com governança avançada de dados. Na hora de investir, priorize desenvolvedores de BI confiáveis e especializados. Atue com responsabilidade e tenha retornos maiores com as soluções UpQuery!

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação