Como um software de BI pode automatizar os processos varejistas?
- Publicado em: 16/03/2023
- Autor: Upquery

Clientela, ofertas e redução de custos são índices essenciais para o segmento do varejo. Mas, para que os processos varejistas operem com maior visão da concorrência, esses índices dependem de uma estratégia inteligente. Atualmente, esse é um dos setores mais orientados do mundo, também por depender dos processos de estoque e transporte.
Um software de Business Intelligence (BI) garante para empresários e empreendedores insights analíticos com base de dados. Com a ferramenta, o gestor capta, sincroniza e analisa novas informações para gestão de lojas e mercados. Entenda como essa poderosa ferramenta de gestão melhora as vendas e aumenta as oportunidades através da automatização!
7 benefícios do BI para os processos varejistas
Uma ferramenta de BI apresenta dados de toda a gestão, incluindo informações específicas sobre consumo, clientela, produtos, produção e fornecedores. Por isso, o gestor sabe que poderá contar com o acompanhamento de indicadores chaves das áreas financeiras, administrativas e comerciais.
Entretanto, existem funções no BI que tem o poder de automatizar processos internos comuns. Isso é, digitalizar as demandas de modo que fiquem mais simples e ágeis. São eles:
Omnichannel
Atualmente, o consumidor usa diversos canais para comprar e se relacionar com as marcas. Assim, o cruzamento de dados entre as plataformas se torna fundamental para manter a loja competitiva. Esse cruzamento permite que seja aplicado em funções Omnichannel, mapeando reflexos e padrões de consumo.
Relacionamento com o cliente
Esse mesmo cruzamento de dados também estreita a relação com os consumidores principalmente através dos dados fornecidos pela plataforma de e-commerce. Com isso, é possível aprimorar as experiências do cliente desde o início da jornada de compra, ainda na loja virtual.
Monitoramento do estoque
O principal exemplo de automatização é o monitoramento tecnológico dos processos de estoque. Todos os insumos e produtos que entram e saem podem ser contabilizados pelo software de BI, prevendo o nível de estoque. Isso permite não só agilidade e produtividade, como define outras estratégias, como deliverys mais econômicos e possibilidade de retirada na loja, além de identificar gargalos logísticos.
Entendimento de processos
O varejo necessita do produto certo, para a pessoa certa no momento certo! Por isso, é um segmento que envolve muitos dados e detalhamentos, precisando de um amplo entendimento de negócio. O BI permite a consulta em tempo real de processos, facilitando estratégias comerciais para captação de clientes, lançamento de ofertas e campanhas, evitando prejuízos.
Ofertas assertivas
Conforme um estudo feito pela Kantar Worldpanel, mais de 60% dos descontos praticados no Brasil são excessivos. Isso pode representar perdas enormes para os varejistas. Mas, com as análises feitas a partir de diferentes variáveis e fatores, o varejista chega ao percentual adequado de uma oferta.
Assim, consegue aumentar a sua assertividade em até 95% contra 5% de chances de prejuízo. Afinal, a agilidade nas consultas BI permite o ajuste rápido de preços e variáveis em algum cenário desfavorecido.
Marketing adequado
Assim como as ofertas, o marketing também ficará mais assertivo porque o BI reúne dados também das ferramentas de mídias sociais. Desse modo, o varejista consegue ter um apanhado geral para as suas campanhas nas mais diferentes plataformas.
Insights intuitivos
Uma ferramenta de BI de qualidade oferece dashboards eficientes. Ou seja, painéis desenvolvidos para apresentar os dados com layout claro e bem distribuídos. Assim, a interpretação dos insights é otimizada. Fora isso, o varejista poderá consultar gráficos, listas e infográficos que auxiliem nessa jornada.