
Como usar Business Intelligence para a gestão de vendas?
Como usar Business Intelligence para a gestão de vendas?
Prospecção, pré-venda, fechamento e pós-venda: vender é um processo composto por várias etapas. Por isso, um sistema de Business Intelligence (BI) é a melhor alternativa para a gestão de vendas. Afinal, alcançar metas e aumentar o faturamento é importante.
Mas, entender o porquê desse desempenho é fundamental. Uma boa gestão conhece o seu público, equipe e mercado. O sistema de BI possibilita o monitoramento de métricas, mas, também a análise estratégica de dores e necessidades do público-alvo.
Ainda, atualmente existe um enorme volume de dados comerciais. Neste contexto, os resultados tendem a ser baixos sem a integração ágil de informações com o setor de marketing. Entenda como o BI potencializa essa gestão aumentando vendas e receita!
Desvendando o BI
Resumidamente, o BI integra números comerciais provindos de lugares distintos. Seu diferencial é entregar relatórios e análises de dados em dashboards de fácil interpretação para tomadas de decisões assertivas. As etapas de venda contam com uma ampla gama de métricas e indicadores.
Por isso, a compilação de dados é demorada quando feita manualmente ou em planilhas convencionais. Porém, o software simplifica a gestão automatizando tarefas e disponibilizando insights rápidos.
Através de metodologias específicas, como Machine Learning e inteligência artificial, o BI acompanha todo processo de vendas, identificando riscos e oportunidades não evidentes do mercado. Ainda, a integração otimiza resultados, mesclando informações comerciais e de marketing. Os dados podem ser coletados de fontes como:
- CRM
- E-commerce
- Site da empresa
- Google Meu Negócio
- Sites de avaliações
- Redes sociais
- Formulários de pesquisas
Gestão de vendas em 6 benefícios
O benefício do software para crescimento de vendas já está comprovado. Empresas que usam automação e integram CRM ao BI aumentam em até 50% suas vendas. Mas, essa é apenas uma das vantagens de a equipe usar um sistema inteligente na gestão. Outros exemplos são:
Segmentação de público
Estratégias de vendas são mais efetivas quando a equipe conhece seu público. Acompanhando os indicadores básicos, como frequência de compra, localização, gênero, faixa etária e preferências, é possível mapear grupos e segmentá-los. Isso direciona estratégias, ações e campanhas personalizadas e com leads qualificados.
Lapidação de argumentação
O vendedor que conhece seus números é mais efetivo e persuasivo na abordagem do cliente. A segmentação entrega um pré-diagnóstico do consumidor, auxiliando na antecipação de possíveis objeções. Assim, é mais fácil preparar estratégias de venda e scripts que revertam em vendas.
Redução de churn
As vendas personalizadas também fidelizam a clientela. A integração com CRM, e-commerce, avaliações online e pesquisas ajuda no aperfeiçoamento constante de serviços, produtos e atendimento. O resultado é a diminuição gradativa na taxa de churn.
Aumento de produtividade
O BI atualiza dados em tempo real, agilizando demandas e evitando que tarefas sejam refeitas. A produtividade aumenta através de relatórios em poucas horas, respostas diretas e tomadas de ações rápidas.
Melhorias na equipe
O BI é indicado tanto para a gestão geral quanto individual de vendas. O sistema é efetivo em checar metas alcançadas, possíveis falhas ou gargalos entre vendedores. Com ele, é possível traçar metas desafiadoras, atingir lucros inéditos, fazer trabalhos preventivos ou cortar um funcionário.
Simulação de cenários
Ainda, análises avançadas preveem e antecipam tendências de mercados, riscos entre concorrentes e, principalmente, padrões dos clientes a médio e longo prazo. Cruzando dados antigos e atuais fica mais fácil simular cenários para melhores estratégias.
Investimento inteligente para mais lucro!
A aquisição do BI não é despesa e, sim, investimento com retorno incalculável. Quanto mais personalizada a sua aplicação e implementação, maiores serão seus ganhos. Conheça as soluções UpQuery para sair na frente!