
Como usar o Business Intelligence na fidelização de clientes?
Como usar o Business Intelligence na fidelização de clientes?
Para permanecer lucrativa, é essencial que uma empresa invista em fidelização. Gestores e empreendedores concordam: atrair e reconquistar clientes é muito mais caro que mantê-los. As estratégias de conversão e marketing podem ser até cinco vezes mais caras que manter um consumidor ativo. Uma gestão focada em análise de dados, porém, garante estratégias mais assertivas aumentando a taxa de fidelização.
Usando um sistema de Business Intelligence (BI), as equipes compreendem melhor seu público-alvo através da integração de dados internos e externos em um único software. Com isso, insights são gerados possibilitando estratégias personalizadas para o cliente ao invés do gestor investir em ações genéricas e sem retorno. Saiba como fidelizar clientes!
Fidelização de clientes em 6 estratégias BI
O pós-vendas é uma das áreas mais desafiadoras de uma empresa. Afinal, muitos aspectos podem gerar insatisfação no cliente, incluindo preço, demora na entrega, atendimento ruim e má qualidade do produto ou serviço. As reclamações costumam partir de uma quebra de expectativa do consumidor.
É por isso que as estratégias de fidelização devem ir além das ações de marketing. O BI coleta informações sobre a clientela em diferentes fontes, beneficiando vários departamentos. Através dos dashboards é possível monitorar e prever cenários acessando informações retidas em:
- Chat de atendimento
- E-commerce
- Formulários de feedbacks
- Pesquisas de satisfação
- Redes sociais
- Sistema CRM
- Site interno
- Sites externos (Reclame Aqui e outros)
- Etc
Com isso, fica mais fácil mapear perfil, preferências e insatisfações do cliente, auxiliando nas tomadas de decisões. Além disso, o BI oferece estratégias preventivas para evitar crises, má reputação de marca e evasão. Confira 6 benefícios para a fidelização de clientes:
Compras e vendas assertivas
Personalização é essencial! O histórico de compras e vendas e o próprio e-commerce lançam dados para melhorar a experiência do cliente com indicações de produtos e mercadorias com alto desempenho.
Descontos e vantagens
Assim como BI contribui para a atração de potenciais clientes, ele também aponta perfil de consumo, comportamento e referências. A equipe de marketing consegue lançar outras estratégias para o cliente, como assinaturas, programas de fidelização, acessos gratuitos, brindes e descontos especiais.
Qualificação
A integração de dados permite acompanhar comentários e avaliações. Assim, o gestor age mitigando problemas, qualificando equipes e melhorando serviços ou produtos. O BI é essencial para identificar pontos de falhas e riscos.
Previsão de churn
Do mesmo modo, alerta uma eminência de evasão ao detectar possíveis cancelamentos ou perdas de clientes pela análise de histórico de compras e relatórios. A baixa na compra e o aumento de reclamações apontam a necessidade de investir em uma estratégia emergencial para evitar o churn.
Atendimento personalizado
As informações retidas oportunizam uma comunicação humanizada com o cliente. Vendedores e o time de pós-vendas conseguem enviar mensagens mais personalizadas às suas necessidades e em datas especiais, como aniversário, festividades e Dia do Cliente.
Mapeamento de tendências
As análises avançadas também ajudam na modernização do serviço. Desse modo, necessidades e tendências em produtos, serviços e atendimento em geral podem ser antecipados para a clientela.
Invista em um sistema com integração otimizada!
Quanto mais informações valiosas o gestor tiver em mãos, melhor serão seus insights. Por isso, é fundamental investir em uma empresa de soluções tecnológicas expert em integração de dados e desenvolvimento de banco de dados. Conheça a UpQuery!