Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Blog

Blog

Conheça os principais indicadores para um bom fluxo de caixa!

  • Publicado em: 07/03/2022
  • Autor: Upquery
Conheça os principais indicadores para um bom fluxo de caixa!

O setor financeiro pode ser visto como a base de qualquer empresa. Se a gestão não se posicionar assertivamente quanto ao seu capital, a lucratividade da organização naturalmente será comprometida. É por esse motivo que fazer um controle financeiro se torna tão necessário. 

A análise periódica do fluxo de caixa é a melhor tática para manter a saúde da empresa em dia com baixas margens de erro. O fluxo de caixa se refere ao capital geral da empresa, avaliando receita, lucro, custos e despesas. Atualmente, é possível acompanhar todos esses números e informações através de softwares de Business Intelligence (BI). Saiba como! 

Qual a importância do fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é um registro que permite conter riscos ou investir em novas estratégias ou aquisições de crescimento. Com ele se monta todo o planejamento estratégico de um negócio, possibilitando cortar gastos desnecessários e ainda cumprir as obrigações fiscais. 

Assim, com a leitura e interpretação de dados é possível: 

  • Contratar novos funcionários 
  • Decidir por demissões 
  • Fazer novos investimentos 
  • Ajustar despesas fixas e variáveis 
  • Traçar novas estratégias de crescimento 
  • Evitar a falência.

Quais indicadores analisar?

Uma empresa com bom fluxo de caixa precisa de agilidade na administração de dados. Nesse contexto, planilhas e relatórios extensos estão ficando defasados. Mas, com softwares de gestão, como o Qorporativo UpQuery, é possível acompanhar receita, lucros e despesas com mais assertividade. 

As informações são apresentadas em um dashboard da ferramenta de forma fácil e intuitiva, através de indicadores específicos – sempre aplicados em períodos determinados pelos gestores. São eles:

Fluxo de caixa

Apontador direto de como está a saúde atual da empresa. Através dele se monta um planejamento estratégico levando em consideração sempre o montante final da receita. 

ROI

A lucratividade das atividades, estratégias e processos adotadas são mensuradas através desse indicador (Retorno Sob o Investimento). Muito utilizada para traçar novas metas, ela mapeia a origem de todo o faturamento. 

Resultado operacional

Define o lucro final subtraindo da receita total despesas, custos variáveis, custos fixos e deduções e impostos.

Resultado Operacional de Caixa

Avalia o acúmulo gerado pela empresa provindo, geralmente, da venda direta com clientes (não contabiliza outros valores). 

Lucro Líquido

Indicador primordial já que identifica custos variáveis e fixos, incluindo valores como despesas com impostos, energia, aluguel, pagamentos de salários etc.

CAPEX

O Capital Expenditure representa a parte da receita investida em equipamentos de melhorias para a empresa, como máquinas de produção, computadores etc.

OPEX

Semelhante com o CAPEX, o Operational Expenditures aponta as despesas variáveis com mão de obra ou manutenção de maquinário.  

Ponto de equilíbrio

Tendo como base outros indicadores, é possível classificar também mais uma receita necessária para suprir as despesas, garantindo pagamentos e os lucros. Chega-se no valor dividindo o custo fixo pela margem de contribuição. 

Não utilizar indicadores é um erro!

Muitas empresas operam sem realizar uma análise aprofundada dos números disponíveis. No dia a dia corrido, apenas entradas, saídas e o montante final são acompanhados. Mas, esse pode ser um erro grave! Não faça uma gestão superficial do seu financeiro! Conte com um software desenvolvido para otimizar sua interpretação de dados. Entre em contato com a UpQuery.


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/upquery/public_html/wp-content/themes/upquery/single.php on line 67

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação