DRE: A importância e como funciona a análise de dados!

Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Blog

Blog

DRE: A importância e como funciona a análise de dados!

  • Publicado em: 25/11/2021
  • Autor: Upquery
DRE: A importância e como funciona a análise de dados!

Qualquer empresa necessita de documentos que comprovem a sua saúde e o andamento dos negócios. O DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) serve para isso, permitindo que os gestores comprovem suas operações e tomem boas decisões.

Muitos profissionais confundem DRE com fluxo de caixa. Mas, existem diferenças cruciais a serem analisadas. A elaboração desse documento exige cálculos específicos, o que torna a tarefa bastante burocrática. Porém, com a tecnologia tudo fica mais simples. Saiba como:

O que é DRE?

É um documento de cunho contábil e gerencial que reúne números operacionais da organização, podendo-se analisar os resultados e fornecer diagnósticos. Assim, o gestor avalia lucros e prejuízos, detectando a origem dessas informações. 

Qual a importância?

Além de ser uma importante análise de desempenho, o documento é um demonstrativo contábil compartilhável com a Receita Federal.  Ele é essencial para que o governo verifique se o cálculo dos impostos está feito adequadamente e se a empresa opera na legalidade.  

Ainda, o documento serve para Declaração de IRPF (em caso de sócios organizacionais) e para a abertura de linhas de créditos. O DRE pode ser emitido semestralmente, mas, também, trimestralmente ou mensalmente. 

Como é feita a análise para DRE?

Existem semelhanças entre fluxo de caixa e DRE. Mas, a diferença está nos indicadores numéricos utilizados em análise. Enquanto o fluxo de caixa avalia o regime de caixa atual em curto prazo, o DRE vai além, oferecendo uma maior perspectiva do negócio. 

Isso inclui análise para períodos mais longos com maior detalhamento de dados. O Demonstrativo do Resultado do Exercício traz valores como entrada e saída, mas, também, números com despesas e custos. Assim, entre muitos itens o documento precisa trazer e especificar: 

Receita bruta

O demonstrativo aponta o total em dinheiro arrecadado no período de análise. Isso inclui recursos de diferentes ordens, como vendas, prestações de serviços, aluguéis, recebimento de juros, rendimentos etc. 

Receita Líquida

Além disso, deve ter especificado a receita final, descontando impostos, descontos e abatimentos. 

Custos

O DRE deve detalhar o investimento da empresa para se manter. Produtos, serviços e vendas, como gastos com matérias primas e custos logísticos, são analisados. 

Lucro bruto

Para obter-se esse dado basta subtrair o valor de custos em vendas do montante em receita líquida. 

Despesas

Especificação de números em despesas administrativas, financeiras e em vendas. As despesas fixas, como pagamento de salários, aluguel, contas de água e etc, são administrativas. As variações cambiais, financeira. E, as de vendas, são comissões e pós-vendas. 

Abatimentos

As deduções e abatimentos devem ser pontuados no demonstrativo considerando todo o cálculo financeiro.

Impostos

Por fim, é estipulado que deduza-se o imposto, como IRPJ e CSLL. 

A Solução Qorporativo auxilia nesse processo!

A compilação de dados empresariais é uma tarefa que exige dedicação. Por isso, muitas empresas a encaminham para um contador. Porém, pode-se reduzir esse investimento e ainda otimizar o processo através de algo prático e preciso: a automação de dados. 

Quando a análise de DRE é feita por softwares de Business Intelligence (BI) ela se torna intuitiva e com baixa margem para erros. O produto UpQuery Qorporativo é uma ferramenta indicada para a elaboração desse documento. Através dela é possível ter acesso a variados números e informações exigidas no demonstrativo. Saiba mais com nossa equipe!

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação