Gestão de Processos: O que é, como funciona e quais as vantagens?
- Publicado em: 19/10/2021
- Autor: Upquery

Estratégias sólidas e um gerenciamento empresarial assertivo são essenciais para qualquer empresa que visa à ascensão contínua dentro do mercado. Isso envolve conhecimento e domínio de cada setor interno, assim como suas operações e atividades. Contar com uma gestão de processos que organize essas demandas produtivas é fundamental.
Essa é uma tarefa permanente em qualquer empresa e, por isso, deve ser executada com precisão. Graças à tecnologia inteligente e a interpretação de dados, qualquer processo pode ser otimizado. Mas, na prática, como isso acontece? Descubra como potencializar o seu gerenciamento!
O que é gestão de processos?
Por mapear as atividades produtivas, a gestão de processos é uma disciplina que otimiza o fluxo de negócios, oportunizando maior alcance de resultados e o controle das ações de funcionários. As estratégias e planejamentos são construídos através de dados e indicadores de desempenho automatizados.
Como funciona a gestão de processos?
A gestão de processos identifica as necessidades de setor em setor, envolvendo todas as etapas produtivas – primeiro identifica, depois organiza, estabelece e valida demandas e metas. Com auxílio de softwares específicos, esse planejamento gera uma padronização do trabalho a ser executado.
O mapeamento oportuniza a ascensão da empresa de acordo com seus valores, identificando oportunidades e evitando prejuízos. Assim, com a gestão de processos é possível:
- Compreender a execução das operações desenvolvidas
- Classificar processos de toda a cadeia produtiva
- Monitorar o desempenho e resultados da empresa
- Aplicar ações de melhorias (de forma geral)
Quais são as principais vantagens?
Facilitar o planejamento das demandas é o benefício direto do mapeamento de processos via gestão automatizada. Mas, uma vez que esses processos são padronizados, equipes de diferentes setores conseguem atuar de forma integrada, aumentando o desempenho da empresa.
É claro que muitas outras vantagens podem ser elencadas, como: aprimoramento do ciclo produtivo, aperfeiçoamento da qualidade de produtos ou serviços, redução de custos, ampliação de faturamento e competitividade, prevenção às crises e aumento da satisfação entre clientes e consumidores.
Veja detalhes de três importantes pilares de gestão:
Aumento na produtividade
Tarefas repetitivas podem ser automatizadas. Com a otimização de todos os processos, os trabalhos internos são potencializados e a equipe perde menos tempo nos seus afazeres diários.
Redução de perdas
Atuando com um modelo operacional reformulado e padronizado a empresa registra menos perdas, sejam elas em desempenho, quadro de funcionários ou no faturamento.
Controle das estratégias
Contra dados não há argumentos! O acompanhamento periódico de indicadores permite que tomadas de decisões sejam feitas de forma mais assertiva entre os gestores.
A ferramenta ideal para a sua gestão
Investir em uma boa gestão de processos é uma decisão interna e totalmente individual. Cada empresa possui seus objetivos e modelo de atuação. Mas, é inegável que tornar os afazeres mais tecnológicos através de soluções de BI (Business Intelligence) é uma necessidade para manter a qualidade.
Ferramentas e tecnologia de ponta fazem a diferença. Com um dashboard completo e uma visualização intuitiva, o produto “Qorporativo” da UpQuery oferece todos os recursos e indicadores necessários para o monitoramento do desempenho empresarial. Saiba mais sobre a ferramenta entrando em contato com nossa equipe!