Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Blog

Blog

Gestão de saúde: BI aplicado em clínicas e hospitais

  • Publicado em: 10/07/2024
  • Autor: Upquery
Gestão de saúde: BI aplicado em clínicas e hospitais

A saúde é um segmento de alta complexidade. Além da rigorosidade em cuidar de vidas humanas, a rotina em clínicas e hospitais exige conformidades legais em muitos processos administrativos. A gestão auxiliada por dados é uma estratégia para otimizar empreendimentos e instituições.

Conforme pesquisa da IT Média, 73% das empresas com faturamento anual acima de 2 bilhões investem em Business Intelligence (BI). O software garante eficiência, transparência e agilidade em todas demandas de saúde. Saiba como a solução ajuda na gestão de processos complexos e na rentabilidade de empreendimentos.

Como funciona o BI?

O BI integra dados de diferentes fontes, organizando, analisando e compartilhando insights de valor entre equipes. Metodologias avançadas, como algoritmos e inteligência artificial, sumarizam o conteúdo, entregando informações quantitativas e qualitativas. 

Assim, o contexto é monitorado em tempo real e os indicadores-chaves de clínicas e hospitais consultados em dashboards e relatórios personalizados. O BI compila os dados essenciais, como:

  • Agendamentos 
  • Consultas
  • Convênios
  • Clientes/pacientes 
  • Equipe médica
  • Equipe interna 
  • Estoque 
  • Exames
  • Fornecedores  
  • Legislações e regulamentações

Aplicações: 3 níveis de gestão

A abrangência de análises avançadas permite que a pirâmide organizacional seja atendida em uma única plataforma. Com agilidade e precisão, a gestão operacional, tática e estratégica é administrada. Exemplos de aplicação são:

Operacional

O BI otimiza a mensuração de processos e atividades, mapeando métricas como volume de atendimentos, agendamentos clínicos, número de exames, prazos e datas de entradas e saídas.

Tático

Aumentando desempenhos, as análises ajudam no gerenciamento desses processos através de análises de pacientes, relação de insumos, medicamentos em estoque, auditorias avançadas e balanços de rentabilidade de exames, por exemplo.

Estratégico

A leitura de indicadores por setor desenvolve planejamentos, indicando pontos de aperfeiçoamento, como oportunidade de investimentos, tendências, atualizações legislativas ou prevenção de gargalos internos.

6 benefícios do BI para clínicas e hospitais

Inicialmente, o BI consiste na análise descritiva, focando em monitoramento e consulta de dados. Mas, o sistema ainda conta com análises preditivas e prescritivas para insights avançados. Alto desempenho e aumento de produtividade são importantes benefícios, além de:

Transparência assegurada

A automatização facilita auditorias e prestação de contas. Além de reunir e atualizar dados gerais, leis e documentações técnicas, o BI mapeia gargalos administrativos durante o próprio processo. A automatização ainda mantém prazos, conformidades, medicamentos na validade e evita erros de digitação e lançamentos.

Especialidades otimizadas

Filtros de dashboards e gráficos aprofundam informações sobre especialidades. Por exemplo: a radiologia é otimizada tanto pelo monitoramento de exames e agendamentos, quanto pela mensuração da produtividade dos profissionais e aparelhos. 

Rentabilidade hospitalar

Os insights otimizam o financeiro especificando valores de exames, honorários médicos e orçamentos com fornecedores de insumos e medicamentos. Os dados conseguem mapear os procedimentos rentáveis, compras econômicas e gastos desnecessários.

Pacientes satisfeitos

Estudo da Medicina S/A apontou que quase 50% dos gestores desejam aumentar a eficiência no atendimento de pacientes. As análises de satisfação facilitam essa estratégia. O sistema reúne pesquisas, comentários e perfis de pacientes, auxiliando na fidelização e qualificação de serviços. 

Atendimento personalizado

Os relatórios permitem a criação de ações de marketing segmentadas usando dados como sexo, faixa etária, localidade, horários de atendimento, etc. O BI mostra qual público (mulheres, deficientes, idosos, crianças) necessita de atenção ou pode ser uma clientela estratégica.

Erros minimizados

A automatização diminui os erros, especialmente os gargalos operacionais que impactam no fluxo de atendimentos, como agendamento errado, falta de medicamentos, leitos indisponíveis e aparelhos em manutenção.  

Se dedique à saúde dos pacientes!

Além de prevenir erros, o BI prioriza e agiliza demandas. Investindo nas soluções UpQuery o seu negócio cresce e você consegue se dedicar ao que importa: a saúde dos pacientes. Conheça as soluções!

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação