Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Blog

Blog

Indicador de Curva ABC: O que é e como utilizar no software BI!

  • Publicado em: 10/01/2022
  • Autor: Upquery
Indicador de Curva ABC: O que é e como utilizar no software BI!

A análise eficiente de resultados empresariais depende de tratamento de dados e indicadores bastante consistentes. Dentro dos softwares de Business Intelligence (BI) o indicador de Curva ABC é primordial no acompanhamento e validação interna de qualquer tipo de empresa. 

Esse importante indicador é um recurso de análise que ranqueia diferentes dados e informações empresariais. O ranqueamento funciona por classificação, montando grupos de clientes, produtos, processos ou atividades. Trata-se de um método geral de gestão, indicado principalmente para o setor comercial de negócios de médio e grande porte. Saiba mais sobre o ABC!

Como a Curva ABC acontece na prática?

Geralmente, o método de Curva ABC é utilizado para ranquear os principais clientes e performances de produtos. Para isso, um cálculo é feito com base no faturamento – seja por produtos ou venda por cada cliente. Exemplificando, empresas podem ter clientes intitulados como A, B ou C.

Os chamados “A” representam 20% do faturamento mais expressivos. Os classificados “B”, estão entre 20% e 80% do faturamento, e os “C”, no restante. Através do indicador é possível confirmar o faturamento, mas, também dados específicos, como:

  • Abrangência 
  • Margem do produto  
  • Acumulados (produção) 
  • Vendas em percentual 
  • Faturamento por kg
  • Etc. 

Além desses, com o uso da ferramenta da UpQuery, “Qorporativo”, é possível analisar em quais estados e regiões o faturamento está concentrado. Mas, é importante citar que o cálculo ABC depende das metas e necessidades de cada empresa. 

Quais são os benefícios do indicador ABC?

A principal função do ABC é elucidar o desempenho monetário de uma empresa. Mas, ele pode ser utilizado para outras várias finalidades internas, como acompanhamento de processos logísticos. Veja:

Potenciais clientes

A curva ABC entrega ao gestor um “Top 10” dos principais clientes. Os dados de faturamento e vendas com produtos podem ser acompanhados trimestralmente ou semestralmente, avaliando evoluções ou regressos.

Mapeamento de clientela

A análise geral também identifica clientes que podem se tornar potenciais clientes. Ou, ainda, entender o porquê eles deixaram de ser classificados como A, passando para B ou C. Isso dita a postura e tratamento que a organização deve adotar com esses parceiros.

Campanhas de marketing

Conforme a venda de cada produto é possível realizar promoções ou desenvolver novas estratégias para impulsionar vendas com margens semelhantes. 

Abrangência

Através de filtro específico o gestor identifica cidades e estados onde o faturamento é mais expressivo, além das localidades onde é necessário aumentar o desempenho. 

Análise de estoque

Esse ranqueamento também é importante na logística. Com ele é possível organizar estoques priorizando produtos que são carros chefes ou em destaque.

O indicador no Qorporativo

A solução BI “Qorporativo” da UpQuery reúne as ferramentas necessárias para entregar a perspectiva real de cada empresa. Com leitura intuitiva, o indicador ABC é de fácil compreensão dentro do software. Ele pode ser encontrado entre os filtros disponíveis na ferramenta em forma de planilha. 

No topo ficarão listados os principais clientes de um negócio, assim como os produtos que mais vendem. Todos os dados citados a cima podem ser localizados automaticamente, ou com a praticidade de apenas um clique. 

Facilite suas análises! Conte com essa importante solução BI entrando em contato com a UpQuery!

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação