Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Blog

Blog

Indicadores de Performance: O que é e como funciona?

  • Publicado em: 06/04/2022
  • Autor: Upquery
Indicadores de Performance: O que é e como funciona?

Qualquer empresa consistente possui metas e objetivos bem traçados. Mas, o que adiantaria traçar esse quadro se o gestor não entender o quanto falta para atingir os seus resultados? Como sabemos, existem muitos motivos que levam uma empresa a fracassar. 

Uma maneira de evitar esse declínio é entendendo como está a entrega de suas equipes através dos indicadores de performance. Independente de a sua gestão possuir metas ousadas ou conservadoras, elas serão fundamentais para o seu crescimento. Entenda!  

Indicadores de Performance: O que é?

Esses indicadores são métricas de valores mensuráveis que registram e definem a eficiência de toda a empresa. Em uma linguagem mais específica, seria o mesmo que KPI’s (Key Performance). 

Através deles é possível avaliar o desempenho e os resultados de setor por setor, afiando assim os próximos passos. Existem dois tipos de análise de performance: 

  • Alto nível – Desempenho geral da empresa 
  • Baixo nível – Desempenho dos processos e departamentos 

Qual a importância desses indicadores?

Os indicadores são fundamentais para entender o nível de sucesso da empresa, assim como os pontos de melhoria. Através deles é possível perceber oportunidades e agir de encontro com metas estabelecidas. 

Mas, além disso, é uma forma de mostrar aos colaboradores seus resultados, estimulando as equipes para que continuem dando o seu melhor e melhorando o que ainda deixa a desejar.

O que é possível analisar?

Para cada setor, existem métricas específicas que ajudam a tornar o entendimento do trabalho mais claro. Aqui neste texto podemos citar dados voltados para até 6 áreas da organização. Confira: 

Performance individual

As métricas dizem respeito ou ao desempenho de um único profissional, ou, da empresa como um todo. Entre os principais indicadores dessa ala podemos citar taxa de absenteísmo, índice de produtividade, total de vendas e nível de satisfação com atendimento. 

Performance operacional

Os dados aqui trazidos resumem a cadeia de produção da empresa. Assim, existem muitas métricas complexas a serem analisadas, como tempo de produção, tempo do Supply Chain e nível de desperdício de materiais, por exemplo. 

Performance de RH

Essas métricas medem o gerenciamento de capital humano, avaliando as vantagens das estratégias adotadas e como a cultura organizacional está sendo fortalecida. Para isso, analisa-se dados como taxa de turnover, ROI de treinamento e índice de retenção de talentos. 

Performance de Vendas

Os indicadores medem o desempenho comercial e o financeiro. Uma das formas mais claras é avaliar o ticket médio e o tempo gasto pelo cliente com a empresa. Mas, além disso, é possível medir tempo de venda, taxa de conversão, rotatividade de clientes, taxa de upselling e cross selling, etc. 

Performance de Financeiro

Rentabilidade, lucratividade, break even e retorno sobre investimentos: esses são os principais indicadores financeiros, base de qualquer empresa. Uma organização saudável também monitora custos fixos e variáveis com frequência. 

Performance de Logística

As métricas apontam a qualidade e pontualidade quando há processos de entrega em uma organização. Por isso, se analisa giro de estoque, prazo de entrega, custos para armazenamento e tempo de ciclo de pedidos.  

CTA 

Dados não mentem, muito menos aqueles que são automatizados! Por isso, tenha o controle sobre suas operações utilizando um software de gestão como o Qorporativo UpQuery! Entre em contato para saber mais. 


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/upquery/public_html/wp-content/themes/upquery/single.php on line 67

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação