Indústria têxtil: quais indicadores devem ser acompanhados em uma solução de BI?
- Publicado em: 09/05/2022
- Autor: Upquery

A indústria têxtil conta com diversas etapas de vendas e produções fabris complexas, o que acaba exigindo muitos processos operacionais e logísticos. Por isso, o que não pode faltar no segmento é a assertividade nos planejamentos de vendas, produção em geral e entrega de mercadorias.
Mas, como saber se a sua empresa está gerando o desempenho e a produtividade desejada, conforme o traçado em suas metas e objetivos? Quantificando e interpretando dados internos periodicamente!
Através de indicadores financeiros e operacionais é possível verificar falhas, gargalos e dificuldades. Mas, também, diagnosticar oportunidades de negócios, controlar custos ou gastos operacionais e, ainda por cima, equilibrar o financeiro entre pagar fornecedores e receber de clientes.
Como o BI ajuda o segmento?
A análise de dados é uma tarefa que entrega exatidão sobre seus processos têxteis. Porém, esse é um trabalho árduo, cansativo e repetitivo. Se o gestor precisar anotar ou usar planilhas convencionais, os riscos de erros serão muito maiores. A tecnologia existe para facilitar essa análise e também todas as tomadas de decisões.
Com um software de Business Intelligence (BI) os dados são todos automatizados e disponíveis em uma tela visual (dashboard) de fácil interpretação. A ferramenta ajuda a agilizar a busca e localização por diversos dados incluídos no sistema.
Ou seja: o gestor não precisa mais se preocupar em calcular números. O sistema faz isso pela sua empresa! Com isso as reuniões não tratam mais de como buscar ou calcular métricas e, sim, de como agir a partir dela.
Indústria têxtil: quais indicadores acompanhar?
Por ser tão complexa em seus processos, a indústria têxtil pode incluir muitas falhas e erros. Assim, uma empresa sustentável deve acompanhar indicadores de vendas, rentabilidade e produção, como:
Fluxo de caixa
Os carros chefes sempre são os dashboards de financeiro, incluindo contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa projetado. Com esses dados é possível analisar diariamente o faturamento da empresa, com suas entradas e saídas a partir de cada compra ou venda da confecção.
Meta de vendas
Através do é dashboard é possível configurar as metas de venda. Assim, conforme a empresa vende, um gráfico quantifica o faturamento por cores: vermelho, amarelo e verde. Isso ajuda a indicar quanto falta para a meta ser batida.
Custos de produção
O custo gerado por cada etapa de produção é lançado e calculado automaticamente direto no sistema. Assim, o gestor evita não incluir custos básicos e pode prever ações frente a algum valor variável.
Paradas de máquinas
Máquinas paradas são prejuízos para a indústria! Além de não produzir, ainda atrasa entregas e pode causar defeitos em peças. Quantificar as interrupções da linha produtiva ajuda a entender problemas recorrentes no operacional.
OEE
Overall Equipment Effectiveness, (Eficiência Global do Equipamento) serve para quantificar o tempo gasto por produção e qualificar as suas produções. É essencial para sua empresa evitar desperdícios e aumentar o desempenho de máquinas.
Lead Time de Produção
Por fim, o ciclo de produção, indicador que aponta quanto tempo a sua confecção demora para chegar até o consumidor final. Isso inclui acompanhamento de pontos como transporte, rota, frete e distribuição. É fundamental para quantificar seus prazos e a satisfação de lojas e clientes.
Conheça o Qorporativo!
Quer expandir a sua empresa têxtil com o suporte da tecnologia? Então, tenha controle sobre a sua produção e faturamento com o sistema, planilhas e gráficos Qorporativo! Contrate um sistema BI.