Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Blog

Blog

Indústria têxtil: quais indicadores devem ser acompanhados em uma solução de BI?

  • Publicado em: 09/05/2022
  • Autor: Upquery
Indústria têxtil: quais indicadores devem ser acompanhados em uma solução de BI?

A indústria têxtil conta com diversas etapas de vendas e produções fabris complexas, o que acaba exigindo muitos processos operacionais e logísticos.  Por isso, o que não pode faltar no segmento é a assertividade nos planejamentos de vendas, produção em geral e entrega de mercadorias.

Mas, como saber se a sua empresa está gerando o desempenho e a produtividade desejada, conforme o traçado em suas metas e objetivos? Quantificando e interpretando dados internos periodicamente! 

Através de indicadores financeiros e operacionais é possível verificar falhas, gargalos e dificuldades.  Mas, também, diagnosticar oportunidades de negócios, controlar custos ou gastos operacionais e, ainda por cima, equilibrar o financeiro entre pagar fornecedores e receber de clientes. 

Como o BI ajuda o segmento?

A análise de dados é uma tarefa que entrega exatidão sobre seus processos têxteis. Porém, esse é um trabalho árduo, cansativo e repetitivo. Se o gestor precisar anotar ou usar planilhas convencionais, os riscos de erros serão muito maiores. A tecnologia existe para facilitar essa análise e também todas as tomadas de decisões. 

Com um software de Business Intelligence (BI) os dados são todos automatizados e disponíveis em uma tela visual (dashboard) de fácil interpretação. A ferramenta ajuda a agilizar a busca e localização por diversos dados incluídos no sistema. 

Ou seja: o gestor não precisa mais se preocupar em calcular números. O sistema faz isso pela sua empresa! Com isso as reuniões não tratam mais de como buscar ou calcular métricas e, sim, de como agir a partir dela. 

Indústria têxtil: quais indicadores acompanhar? 

Por ser tão complexa em seus processos, a indústria têxtil pode incluir muitas falhas e erros. Assim, uma empresa sustentável deve acompanhar indicadores de vendas, rentabilidade e produção, como: 

Fluxo de caixa

Os carros chefes sempre são os dashboards de financeiro, incluindo contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa projetado. Com esses dados é possível analisar diariamente o faturamento da empresa, com suas entradas e saídas a partir de cada compra ou venda da confecção. 

Meta de vendas

Através do é dashboard é possível configurar as metas de venda. Assim, conforme a empresa vende, um gráfico quantifica o faturamento por cores: vermelho, amarelo e verde. Isso ajuda a indicar quanto falta para a meta ser batida.

Custos de produção

O custo gerado por cada etapa de produção é lançado e calculado automaticamente direto no sistema. Assim, o gestor evita não incluir custos básicos e pode prever ações frente a algum valor variável. 

Paradas de máquinas

Máquinas paradas são prejuízos para a indústria! Além de não produzir, ainda atrasa entregas e pode causar defeitos em peças. Quantificar as interrupções da linha produtiva ajuda a entender problemas recorrentes no operacional. 

OEE

Overall Equipment Effectiveness, (Eficiência Global do Equipamento) serve para quantificar o tempo gasto por produção e qualificar as suas produções. É essencial para sua empresa evitar desperdícios e aumentar o desempenho de máquinas.

Lead Time de Produção

Por fim, o ciclo de produção, indicador que aponta quanto tempo a sua confecção demora para chegar até o consumidor final. Isso inclui acompanhamento de pontos como transporte, rota, frete e distribuição. É fundamental para quantificar seus prazos e a satisfação de lojas e clientes. 

Conheça o Qorporativo!

Quer expandir a sua empresa têxtil com o suporte da tecnologia? Então, tenha controle sobre a sua produção e faturamento com o sistema, planilhas e gráficos Qorporativo! Contrate um sistema BI. 


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/upquery/public_html/wp-content/themes/upquery/single.php on line 67

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação