Lead Time: O que é, qual a importância e como reduzir!
- Publicado em: 07/03/2022
- Autor: Upquery

A entrega de mercadorias é parte determinante para indústrias de variados setores. Com a crescente migração de empresas para plataformas e-commerces, a necessidade de prestar um serviço altamente eficiente é ainda maior. Isso porque, a distribuição ou envio agilizado é uma das principais chaves para a fidelização de clientes.
Porém, a comercialização de uma mercadoria envolve muitas etapas logísticas: ajuste com fornecedores, compra de insumos, produção e entrega. A melhor maneira de abreviar o tempo desse fornecimento é calculando corretamente o Lead Time das atividades empresariais.
Atualmente, trabalhar com o monitoramento de informações por software BI (Business Intelligence), via automatização de dados, é a forma mais segura de analisar essa cadeia logística.
O que é Lead Time?
Traduzindo, o Lead Time significaria o ciclo de produção de uma determinada atividade (seja ela produtiva ou não). O termo permite calcular o tempo que determinado produto leva para chegar até o consumidor final. Geralmente, se trata de atividade de produção, já que o modelo mais aplicável de Lead Time é o de pedido e entrega de mercadoria.
Como reduzir o Lead Time?
Além do tempo necessário para todo o ciclo, um bom software de gestão, como o Qorporativo UpQuery, acompanha o prazo individual por etapa. Para que o tempo gasto na produção e, consecutivamente na entrega, seja reduzido, é fundamental se ater a pontos importantes da logística interna:
- Abordagem assertiva de fornecedores
- Listagem de insumos de produção
- Escolha de datas para compras
- Identificação de itens com maior prazo
- Definição de tempo de produção
- Investimento em qualificação de funcionários
- Manutenção de máquinas (se necessário)
- Acompanhamento de prazo e meio de envio
- Contabilizar finais de semana
- Utilizar automação
Assim, é possível definir o Lead Time da seguinte forma (exemplo): “1 dia para aquisição de insumos + 5 dias para obter insumos + 3 horas para a revisão + 3 dias para produção + 4 dias até o envio”. Tempo final = 13 dias e 3 horas.
Os benefícios do Lead Time
A análise periódica desses dados permite ao gestor dominar a funcionalidade da fábrica e refazer metas e prazos. Desse modo, é possível otimizar as etapas de produção e de envio, garantindo um bom fluxo interno. Quanto antes o cliente receber o seu pedido, mais satisfeito ficará com o atendimento e menos prejuízos ocorrerão. Veja principais benefícios:
Qualidade
Com o controle do tempo para cada etapa, toda a qualidade da produção pode ser melhorada, evitando gargalos.
Economia
Esse acompanhamento não só reduz o tempo de produção como o de recursos e investimentos.
Padronização
A partir dessas análises é possível definir uma dinâmica de processos, aumentando a produtividade da fábrica e evitando problemas internos.
Maior faturamento
Bom serviço e entrega eficaz aumentam a probabilidade de o cliente voltar a comprar, significando menos evasão dos compradores.
Satisfação
Lead Time em dia significa uma melhor experiência de compra. Cada vez mais exigentes, os consumidores procuram por isso.
Invista em um bom software!
O Lead Time promove a melhoria em toda a cadeia logística sendo um controle básico. Entre em contato com a UpQuery e descubra de quais outras formas o Qorporativo pode auxiliar sua gestão!