Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Blog

Blog

Lead Time: O que é, qual a importância e como reduzir!

  • Publicado em: 07/03/2022
  • Autor: Upquery
Lead Time: O que é, qual a importância e como reduzir!

A entrega de mercadorias é parte determinante para indústrias de variados setores. Com a crescente migração de empresas para plataformas e-commerces, a necessidade de prestar um serviço altamente eficiente é ainda maior.  Isso porque, a distribuição ou envio agilizado é uma das principais chaves para a fidelização de clientes. 

Porém, a comercialização de uma mercadoria envolve muitas etapas logísticas: ajuste com fornecedores, compra de insumos, produção e entrega. A melhor maneira de abreviar o tempo desse fornecimento é calculando corretamente o Lead Time das atividades empresariais. 

Atualmente, trabalhar com o monitoramento de informações por software BI (Business Intelligence), via automatização de dados, é a forma mais segura de analisar essa cadeia logística. 

O que é Lead Time?

Traduzindo, o Lead Time significaria o ciclo de produção de uma determinada atividade (seja ela produtiva ou não). O termo permite calcular o tempo que determinado produto leva para chegar até o consumidor final. Geralmente, se trata de atividade de produção, já que o modelo mais aplicável de Lead Time é o de pedido e entrega de mercadoria. 

Como reduzir o Lead Time?

Além do tempo necessário para todo o ciclo, um bom software de gestão, como o Qorporativo UpQuery, acompanha o prazo individual por etapa. Para que o tempo gasto na produção e, consecutivamente na entrega, seja reduzido, é fundamental se ater a pontos importantes da logística interna:  

  • Abordagem assertiva de fornecedores 
  • Listagem de insumos de produção
  • Escolha de datas para compras
  • Identificação de itens com maior prazo 
  • Definição de tempo de produção  
  • Investimento em qualificação de funcionários
  • Manutenção de máquinas (se necessário) 
  • Acompanhamento de prazo e meio de envio
  • Contabilizar finais de semana
  • Utilizar automação

Assim, é possível definir o Lead Time da seguinte forma (exemplo): “1 dia para aquisição de insumos + 5 dias para obter insumos + 3 horas para a revisão + 3 dias para produção + 4 dias até o envio”. Tempo final = 13 dias e 3 horas. 

Os benefícios do Lead Time

A análise periódica desses dados permite ao gestor dominar a funcionalidade da fábrica e refazer metas e prazos. Desse modo, é possível otimizar as etapas de produção e de envio, garantindo um bom fluxo interno. Quanto antes o cliente receber o seu pedido, mais satisfeito ficará com o atendimento e menos prejuízos ocorrerão. Veja principais benefícios:  

Qualidade

Com o controle do tempo para cada etapa, toda a qualidade da produção pode ser melhorada, evitando gargalos.

Economia

Esse acompanhamento não só reduz o tempo de produção como o de recursos e investimentos. 

Padronização

A partir dessas análises é possível definir uma dinâmica de processos, aumentando a produtividade da fábrica e evitando problemas internos. 

Maior faturamento

Bom serviço e entrega eficaz aumentam a probabilidade de o cliente voltar a comprar, significando menos evasão dos compradores.  

Satisfação

Lead Time em dia significa uma melhor experiência de compra. Cada vez mais exigentes, os consumidores procuram por isso.  

Invista em um bom software!

O Lead Time promove a melhoria em toda a cadeia logística sendo um controle básico. Entre em contato com a UpQuery e descubra de quais outras formas o Qorporativo pode auxiliar sua gestão! 


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/upquery/public_html/wp-content/themes/upquery/single.php on line 67

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação