Logística e transporte: Quais indicadores BI monitorar?

Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Blog

Blog

Logística e Transporte: Quais indicadores de BI monitorar?

  • Publicado em: 19/10/2021
  • Autor: Upquery
Logística e Transporte: Quais indicadores de BI monitorar?

O uso de dados na gestão empresarial por ferramenta BI (Intelligence Business) analisa e monitora demandas específicas. Mas, de forma geral, contar com esse recurso oferece vantagens como economia de tempo, aumento de produtividade, assertividade nas tomadas de decisões e, em muitos casos, na diminuição de custos.  

A compilação automatizada de dados, porém, traz muitos benefícios no caso da logística e transporte. Afinal, gerir esse segmento não é algo complexo. Mas, por se tratar de uma tarefa com demanda volumosa, acaba exigindo muito tempo dos funcionários.

As análises são aplicáveis tanto para empresas que atuam com carga fechada como carga fracionada (ou com metro cúbico quanto com tonelagem). Com a utilização de gráficos em um dashboard intuitivo, o gestor consegue acompanhar desde números de crescimento até detalhes operacionais.

Quais as vantagens da ferramenta?

Através dos seus indicadores, a solução BI evita que dados logísticos fiquem perdidos em planilhas ou sistemas não automatizados. Além dos pontos específicos para a gestão operacional, a ferramenta também oferece dados integrados sobre diferentes áreas: despesas, faturamento, metas etc. 

Dessa forma, é possível ter uma visão mais ampla e assertiva sobre o desempenho da empresa.  Confira algumas possibilidades: 

  • Otimizar tempo
  • Evitar rotas defasadas 
  • Diminuir custos
  • Diagnosticar vantagens operacionais
  • Remanejar custos e investimentos
  • Acompanhar metas de crescimento
  • Replanejar metas 
  • Diagnosticar funcionários e rotas destaques

Os principais indicadores

Ainda é comum que muitas empresas de transporte não identifiquem problemas simples da sua gestão diária, como, por exemplo, seu prazo de atendimento. Mas, a tecnologia permite entregar todas essas respostas de forma rápida! É evidente que o sucesso depende da interpretação dos gestores, além do objetivo e realidade da empresa.  

Mas, além dos números gerais, a ferramenta acompanha periodicamente pontos essenciais, como:

Prazo médio de entrega

O indicador monitora a emissão e chegada de carga, demonstrando o tempo necessário para o caminhão chegar ao destino. Isso é feito pelo cálculo da rota a partir do ponto de saída, via emissão do CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico). Assim, os gestores conseguem estabelecer um prazo condizente para entrega, evitando possíveis complicações.

Horário de corte/linha

A hora em que o caminhão deve sair da empresa para chegar a tempo na outra transportadora é indicado pela ferramenta. Os dados servem como um rastreador de largada e chegada. Como envolve outras equipes, esse serviço deve ser bem cronometrado, evitando gargalos e atrasos. Com essa análise, o gestor também pode listar os trechos e motoristas que geram mais atrasos.

Capacidade de rotas

Geralmente, uma rota é classificada como lucrativa quando tem aproveitamento de 80%. Esse indicador verifica a ocupação e ociosidade dos trajetos percorridos, alinhando as viagens conforme a capacidade total do veículo (evitando que ele rode sem necessidade). O gestor consegue otimizar tempo, diminuindo custos com gasolina, expediente de funcionários, manutenção, compra de pneu, etc.

Conte com a experiência UpQuery!

A solução “Qorporativo” atende muitas empresas de logística e transporte. Está precisando modernizar sua gestão? A nossa equipe técnica mapeia e orienta as reais necessidades do seu negócio! Além disso, conseguimos anexar ao sistema BI novos dados periodicamente, garantindo mais flexibilidade nas análises. Entre em contato e otimize suas atividades!

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação