Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Blog

Blog

Margem líquida: o que é e como funciona esse indicador?

  • Publicado em: 28/04/2022
  • Autor: Upquery
Margem líquida: o que é e como funciona esse indicador?

A sua empresa está em plena atividade, produzindo, faturando, mas, também, gerando passivos? Então, como saber se o seu empreendimento é, de fato, sustentável e lucrativo ao longo de todo o ano? Existem diversos indicadores financeiros que podem te ajudar a chegar até essa resposta. 

Mas, um dos mais claros e assertivos é a margem líquida (ou margem de lucro líquido). Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre ela. Mas, você sabe como ela funciona na prática e como monitorá-la no seu dia a dia? Continue lendo para dominar esse importante indicador!

O que é margem líquida?

Mas, afinal, o que é margem líquida? De forma resumida, esse é um indicador financeiro que aponta a porcentagem de lucro em relação à receita gerada pela empresa. Dessa forma, é considerado um dos principais indicadores financeiros e de desempenho a ser analisado. 

Através da margem líquida é possível ter uma leitura mais completa da sua empresa. Afinal, uma organização que tem margem de lucro negativa, claro, não conseguiu gerar lucros suficientes. Ou seja, está operando somente para pagar contas e os seus funcionários.

Mas, se a margem líquida for positiva, então o negócio é considerado sustentável. Assim, é possível ser beneficiado com o lucro que fica em caixa e, ainda, traçar metas para expandir o negócio. Desse modo, é possível traçar planos e metas para qualificar a empresa, seja em investimentos ou melhorias dos processos internos, por exemplo. 

Margem líquida não é margem bruta!

Na hora de calcular e acompanhar esse indicador, é muito importante não confundir a margem líquida com a margem bruta. Esses são dois indicadores financeiros diferentes, e, caso você não saiba a diferença, vamos explicar: a margem bruta é o resultado da divisão do lucro bruto pelas receitas líquidas de um mesmo período. 

Assim, se calcula e subtrai todos os custos necessários para a sua produção. De uma forma geral, quanto maior a margem bruta, maior a lucratividade na parte de vendas, mas não do negócio como um todo – afinal, existem outros gastos que devem ser contabilizados posteriormente.  

Como funciona a margem líquida?

Então, qual tipo de cálculo deve ser feito para chegar até o valor da sua margem líquida? Bom, essa é uma “fórmula” bem simples. Basta dividir a margem líquida pela receita líquida após subtrair impostos e tributos. 

Após a análise de números, você poderá tomar decisões mais assertivas para sua empresa. Mas, claro, tudo depende do seu percentual! Quanto maior for, melhor para a sua empresa! Em geral, recomenda-se um percentual entre 20% a 25% de margem líquida a cada mês. Controle! 

Outro aspecto importante é que esse indicador é muito utilizado em análise de demonstrativos de resultados, como em períodos trimestrais ou anuais. Com a periodicidade, você evita que a sua empresa opere sem lucratividade ou, até mesmo, chegue perto de uma margem desfavorável. 

Automatize os seus dados! 

Depender de planilhas manuais é coisa do passado! Afinal, errar os valores financeiros fica muito mais fácil quando você não conta com um sistema automatizado. Com o Qorporativo, sistema BI (Business Intelligence) da UpQuery você consegue acompanhar a sua margem líquida, bruta e demais indicadores sem erros, em um dashboard muito intuitivo! Saiba mais. 


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/upquery/public_html/wp-content/themes/upquery/single.php on line 67

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação