Memória organizacional e a importância para as empresas
- Publicado em: 04/07/2023
- Autor: Upquery

A sua empresa tem perdido clientes porque não sabe qual estratégia usar? Informações relevantes ainda dependem de anotações e possuem difícil acesso? Saiba que empresas com uma boa memória organizacional não tem esse tipo de preocupação! A memória serve de pilar para a gestão do conhecimento de líderes e equipes.
Assim, mais do que nunca, esse é um processo fundamental para garantir o crescimento e a competitividade da empresa de forma segura. Atualmente, existem diferentes tecnologias e ferramentas que facilitam e otimizam o acesso e armazenamento de dados. Descubra qual é a ligação entre a memória organizacional e a solução de Business Intelligence (BI)!
O que é memória organizacional?
Memória organizacional (ou memória corporativa) é um termo do corporativismo que engloba o armazenamento e o compartilhamento de todos os dados, informações e conhecimentos pertencentes a uma empresa. A memória reúne arquivos com todas as atividades realizadas desde a abertura do negócio e que poderão ser úteis no futuro.
Isso incluindo dados de tarefas rotineiras, como:
- Documentos
- E-mails
- Relatórios
- Reuniões
- Transações
- Etc
A memória organizacional também pode servir de base para outros sistemas inteligentes. O arquivamento já é considerado um serviço inteligente, que permite que a gestão seja aperfeiçoada. Por isso, os arquivos devem ser alimentados por gestores e colaboradores ao longo de suas atividades e experiências. Assim, os resultados podem ser alcançados com maior efetividade e menor desperdício de tempo.
Uma estratégia em comunicação e marketing
Quando bem realizada, a memória organizacional contribui principalmente para as estratégias de comunicação interna e marketing e vendas. A boa gestão desse conhecimento permite que as equipes corporativas dominem melhor as suas atividades, levando para o cliente campanhas e ações virtuais e físicas ainda mais estratégicas.
Do mesmo modo, dados em tempo real ou informações históricas da empresa podem ser monitorados e analisados. Ambos servem como norte para solidificar não só decisões, mas, também a comunicação interna entre equipes.
Memória organizacional e Business Intelligence
Entretanto, esse tipo de análise estratégica só é possível através de um sistema BI. É por isso que muitos gestores se preocupam em criar uma memória organizacional forte quando sentem a sua falta. Muitos pensam que esse processo depende de um custo elevado. Porém, quando comparado ao retorno, esse é um investimento necessário!
O armazenamento de dados serve de base para diversas soluções corporativas, como o BI. A diferença é que esse é um sistema de gestão fundamental para a tomada de decisão estratégica. Portanto, quando a memória organizacional é uma responsabilidade da empresa, ela consegue integrar sua gestão de conhecimento com a organização de dados.
Ou seja, além de contar com o armazenamento seguro, o BI também analisa todo o conhecimento retido em rede. O benefício é uma empresa muito mais apta a alcançar as suas metas e objetivos, afinal o gestor realmente compreende o que fazer a partir das informações internas.
Tenha uma gestão inteligente!
Além desses benefícios, um sistema BI também é uma excelente opção para o armazenamento seguro de dados. A ferramenta conta com salvamento em cloud e com criptografia, evitando o vazamento em caso de acessos suspeitos ou desligamento de funcionários. Entre em contato com a UpQuery para otimizar a sua memória organizacional!