UPNews
Aplicativo do BC irá reunir contas bancárias em uma única plataforma

Aplicativo do BC irá reunir contas bancárias em uma única plataforma

Upquery 16 de agosto

Aplicativo do BC irá reunir contas bancárias em uma única plataforma

A administração das finanças pessoais pode ser um desafio para muitos clientes bancários. Não é para menos: conforme dados do Banco Central (BC), os brasileiros possuem aproximadamente cinco contas abertas em bancos diferentes. Nesse contexto, administrar tantos aplicativos e ferramentas digitais pode ser cansativo, burocrático e até mesmo complexo. 

A solução pode ser a integração de contas em um só lugar, o que facilitaria acessos, análises e transações. Essa é a proposta de um projeto do BC, com lançamento previsto para o final de 2024. Apelidado de “Super App” ou “Superaplicativo” a solução funciona como um agregador financeiro, reunindo em uma mesma plataforma informações espalhadas de um mesmo cliente.

“Super App”: funcionalidades e vantagens

A proposta do aplicativo é servir como um instrumento prático e otimizado para a rotina dos usuários, possibilitando uma visão macro das finanças. De acordo com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, essas funcionalidades beneficiarão pessoas jurídicas, mas, principalmente, pessoas físicas. Assim, o agregador financeiro irá possibilitar:

  • Análises de taxa de juros para crédito em diferentes bancos;
  • Conversões da moeda física para digital em um mesmo banco ou em diferentes instituições;
  • Realização de PIX escolhendo em qual banco o recurso será recolhido; 
  • Acesso à ofertas mais vantajosas devido à maior visibilidade dos bens e recursos do cliente;
  • Realização de investimentos diversos com maior competição de taxas de retorno;
  • Unificação de fluxo de crédito e débito em um único sistema.

O presidente do BC detalhou alguns benefícios do agregador. “Então, hoje, a gente paga o cartão de crédito e tem aquele ‘dois de três (parcelas), cinco de oito’ e você não sabe mais quanto que você deve. Você vai apertar um botão (no agregador financeiro) e vai ter lá todo o seu fluxo de caixa, como as empresas fazem hoje. Isso vai estar disponível para as pessoas físicas”, disse.

Etapa do Open Finance

O agregador financeiro do BC é mais uma etapa prevista no projeto de Open Finance (Open Bank) da instituição. Essa é uma plataforma que permitirá que os clientes compartilhem os seus dados bancários e históricos de transações com bancos e fintechs. Entretanto, além dos benefícios práticos do “Super App”, a novidade possui outros objetivos.

Uma das principais propostas do projeto é aumentar a concorrência entre as instituições bancárias, especialmente em relação às capacidades digitais e novas tecnologias. A instituição afirma que o novo aplicativo não precisará de nenhuma regulação adicional.

“O Open Finance turbina esse processo em prol do consumidor. Se o consumidor tiver duas, três contas em diferentes instituições financeiras, vai poder agregar todas as suas informações em um único lugar”, detalhou o diretor de Regulação do BC, Otavio Damaso.

Receba em seu e-mail mais
notícias sobre tecnologia e negócios