UPNews
Big Techs fazem acordo para criar “botão de pânico” para IA

Big Techs fazem acordo para criar “botão de pânico” para IA

Upquery 28 de maio

Big Techs fazem acordo para criar “botão de pânico” para IA

Um acordo histórico entre big techs e governos globais está priorizando o uso responsável de Inteligência Artificial (IA). Microsoft, Amazon e OpenAI foram favoráveis quanto à criação do chamado “botão de pânico”.  A proposta do recurso é estabelecer práticas seguras de desenvolvimento de IA em níveis avançados, minimizando problemas e interrompendo ações de riscos.

Desse modo, a tecnologia, também conhecida como botão STOP, interromperia os comandos inteligentes em casos suspeitos e inadequados, quando não devidamente mitigados pelas soluções e programas generativos. Para isso, frameworks deverão ser criados pelos desenvolvedores de IA, facilitando a identificação e prevenção de desafios nesta área.

Será através desses frameworks que as “linhas vermelhas” serão configuradas, válidas para riscos de uso de IA categorizados como intoleráveis. Ciberataques automatizados e a produção de armas biológicas são alguns desses exemplos, além do uso indevido e fraudulento de dados pessoais.

Pacto inclui prestação de contas

Esse importante acordo internacional foi firmado durante a Cúpula de Segurança de IA, evento realizado em Seul, na Coréia do Sul. A criação do botão, entretanto, foi apenas uma das pautas discutidas durante a ocasião. Além do país asiático sede, o acordo foi apoiado pelos Estados Unidos, China, Reino Unido, França, Emirados Árabes e Canadá.

Em um comunicado, o Primeiro-Ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, alegou que é a primeira vez que lideranças de diferentes partes do mundo concordam com os mesmos princípios de segurança em IA. O pacto firmado também destacou a necessidade de transparência nos processos de IA e a prestação de contas pelas empresas que faturam com o uso da tecnologia.

Acordo sem força de lei

Atualmente, o mercado de IA generativa está entre as áreas que mais crescem em todo o mundo. A previsão é que o segmento cresça aproximadamente 35% até 2025, simbolizando um valor de mercado de US$ 300 bilhões. A criação do botão “stop” não é propriamente uma novidade, já que líderes da tecnologia vinham debatendo o assunto há alguns anos.

O acordo firmado, porém, não possui caráter legislativo. As big techs se comprometeram em desenvolver o recurso de segurança de modo voluntário. Essa é uma iniciativa coletiva que dependerá de ações individuais das empresas. Portanto, as big techs não estão sujeitas a nenhum tipo de multa ou punição em caso de descumprimento do acordo.

Receba em seu e-mail mais
notícias sobre tecnologia e negócios