UPNews
Li-Fi: sistema promete internet 100 vezes mais rápida e livre de roteadores

Li-Fi: sistema promete internet 100 vezes mais rápida e livre de roteadores

Upquery 26 de setembro

Li-Fi: sistema promete internet 100 vezes mais rápida e livre de roteadores

Altamente inovadora, o Li-Fi (Light Fidelity) é uma solução que promete rapidez, segurança e praticidade no acesso à internet. Este padrão de sistema garante a navegação por web suspendendo roteadores. Para se conectar, o usuário precisará apenas de uma boa iluminação de LED.

O seu diferencial está na transmissão de dados através da potência da luz. Desse modo, a inovação prevê velocidades 100 vezes mais rápidas que a entregue atualmente pelo Wi-Fi convencional.

Na teoria, qualquer dispositivo eletrônico compatível com Li-Fi terá acesso à internet estando abaixo de uma lâmpada LED. Deste modo, é possível se conectar rapidamente em qualquer lugar, seja em casa ou escritórios.

O que é Li-Fi?

Estudos acreditam que a luz é um recurso que poderá transformar a conectividade ao redor do mundo. Enquanto o Wi-Fi utiliza ondas de rádio na criação de conexões sem fio, a solução Li-Fi conta apenas com a energia da luz para a transmissão de dados.

De modo explicativo, esta tecnologia é um sistema de comunicação que opera por meio de luz visível. Para que funcione, o projeto usa lâmpadas de LED piscando milhões de vezes por segundo. Essa modulação da luz é tão rápida que o olho humano não consegue perceber.

Mas, ao analisar o espectro invisível de luz no infravermelho, é possível ler os pulsos de luz como se fosse uma espécie de código Morse óptico. Por fim, as informações são sintetizadas rapidamente com uma leitura que converte a luz em dados binários.

Prós e contras do Li-Fi

Além de ser mais veloz, o Li-Fi é uma alternativa que conta com menos interferências e possui a capacidade de reduzir o peso de espaçonaves. Isso porque, conforme descoberto pelo físico alemão Harald Hass, a tecnologia é capaz de transmitir dados de modo bilateral.

O aumento da velocidade segue sendo o maior benefício: enquanto o Wi-Fi tem frequência de 5 GHZ, o Li-Fi chega a até 200.00 GHZ. A segurança no acesso à internet também é outro ponto forte desta inovação.

Os riscos de acessos não autorizados são menores com o Li-Fi. Afinal a transmissão de sinais fica restrita somente à área iluminada pela fonte de luz, não permitindo que o sinal atravesse paredes. Entretanto, apesar de inovadora, a tecnologia também possui os seus contras.

Entre eles está o fato da potencialidade da luz ser algo limitado, o que poderia ser prejudicial especialmente entre empresas e indústrias. Além disso, nem todos os dispositivos são adaptação para este padrão e, ainda, o Li-Fi não é indicado para usuários que assinam planos lentos de internet.

Lançamento no mercado

Pesquisas sobre este tipo de tecnologia estão sendo realizadas desde o início do ano 2000. Mas, somente em 2018 a empresa Oledcomm, da França, obteve direitos para explorar o Li-Fi de modo efetivo.

A Europa começou a testar a nova tecnologia em julho deste ano. O primeiro experimento foi realizado no espaço, durante a missão Ariane 6. A tecnologia inovadora segue em fase de pesquisa no continente europeu, mas também nos Estados Unidos e outras regiões do mundo.

Atualmente, acredita-se que a Li-Fi possa ser benéfica para projetos como cidades inteligentes, realidade virtual e streaming de conteúdo de 4K. Entretanto, apesar dos experimentos e benefícios, a tecnologia deverá estar disponível dentro de 2 anos, conforme o Li-Fi Group.

Receba em seu e-mail mais
notícias sobre tecnologia e negócios