Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Microsoft investe milhões em supercomputadores para rodagem de ChatGPD

  • Publicado em: 16/03/2023
  • Autor: Upquery
Microsoft investe milhões em supercomputadores para rodagem de ChatGPD

Utilizando tecnologia de Inteligência Artificial (IA) extremamente avançada, o ChatGPD tem movimentado o mercado tecnológico nas últimas semanas. Frente à alta adesão de empresas e usuários ao sistema, a Microsoft está trabalhando para se manter líder em soluções de IA. 

Para isso, a gigante da tecnologia fez um investimento de milhares de dólares na construção de supercomputadores para rodagem do software de ChatGPD. O objetivo é otimizar os computadores para que suportem os poderosos algoritmos de IA do Bing.

Assim, a Microsoft investiu em milhares de placas da Nvidia, servidores, infraestrutura e também em pessoal. As novas tecnologias investidas permitem o desbloqueio de níveis mais elevados de aprendizado das máquinas, facilitando o treinamento desse modelo. 

O valor oficial deste investimento não foi divulgado, porém, a empresa declarou ser “centena de milhares de dólares”. As informações foram repassadas em entrevista à Bloomberg pelo vice-presidente de Inteligência Artificial e Nuvem da Microsoft, Scott Guthrie. 

Detalhamento da tecnologia

Toda a montagem dos supercomputadores foi realizada pela plataforma Azure, da própria Microsoft. As máquinas contam com NVSwitch e NVLink 4.0, largura de banda bisseccional de 3,6 TBS vinculados a 8 GPUs locais dentro de cada maquinário virtual. 

O investimento de “centenas de milhões” da Microsoft foi diluído ao longo dos anos a partir do momento em que a empresa se tornou acionista da OpenAI, desenvolvedora do ChatGPD. Agora, a Microsoft poderá ganhar dinheiro ao alugar seus servidores de IA Azure para empresas rivais da OpenAI. 

Mas, o que é ChatGPD?

Entrar em um site de varejo e encontrar um chat para atendimento robotizado não é uma novidade tecnológica. E, de modo geral, isso é um chatbot, ferramenta de conversação automatizada, que é também a tecnologia base do sistema ChatGPD. 

Esse é um software de IA desenvolvido para otimizar conversas e textos de comunicação. Porém, ao contrário de um chat padrão, a solução da OpenAI funciona com um nível muito superior de Inteligência Artificial, através de processos de “Transfer Learning”. 

Com base na leitura de uma vasta base de dados e exemplos de linguagens, o sistema consegue formular respostas e comandos, criando conversas e textos como um todo.

Novidades no mercado

As novidades envolvendo chatbot e ChatGPD não param. Nesta última semana, houve um vazamento de um novo modelo de projeto de chatbot da Meta. Na terça-feira, 14, a rede social Koo anunciou que fará a introdução do sistema ChatGPD no seu aplicativo para o aperfeiçoamento de postagens. 

A promessa é que a Inteligência Artificial continue movimentando o mercado. Além da Microsoft, gigantes chineses e empresas como Google e Amazon trabalham assiduamente para se manter entre os líderes do segmento. 

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação