
Nvidia lançará o seu primeiro processador para desktop com tecnologia inovadora para IA
Nvidia lançará o seu primeiro processador para desktop com tecnologia inovadora para IA
A Nvidia, empresa chinesa que atualmente é referência global no mercado de chips, anunciou o lançamento do seu primeiro processador GB10 para desktops. A novidade estará equipada inicialmente para o modelo Ascente GX10, mini-PC da ASUS, voltado para uso profissional com foco em inteligência artificial (IA). Com isso, a proposta é fornecer uma capacidade de processamento de alto desempenho para consumidores finais, algo que até então só era acessível em grandes servidores e centros de pesquisa.
A principal inovação deste modelo da Nvidia está na entrega de um petaflop de poder computacional exclusivo para aplicações de IA. Garantindo uma tecnologia de ponta, o processador do Ascente GX10 terá 1.000 TOPS dedicados à IA. Em comparação, este é um desempenho muito superior aos atuais padrões de notebooks e computadores, que com cerca de 45 TOPS já conseguem rodar inteligência artificial nas máquinas.
Outros detalhes técnicos divulgados é que o lançamento contará com 128 GB de memória RAM e com o sistema ConnectX-7 da Nvidia, uma interface que permite integração com outros dispositivos e, portanto, otimiza a escalabilidade para aplicações inteligentes ainda mais avançadas.
Lançamento em dispositivo próprio
Com esse lançamento, a ASUS se torna pioneira ao disponibilizar aos usuários finais uma solução com altíssimo desempenho para IA. Entretanto, a Nvidia também fará o lançamento do processador para um dispositivo próprio da marca: 0 DGX Spark. A previsão dos analistas deste mercado é que a novidade chegue ao mercado também neste mês.
Porém, a data exata de lançamento ainda não foi divulgada, devendo ser após o lançamento da ASUS. O GB10 da Nvidia é baseado na arquitetura ARM HPC (High Performance Computing), reforçando o intuito da empresa de tecnologia de proporcionar computação de alto desempenho.
Concorrência e expectativa de mercado
O preço do Ascente GX10 será revelado apenas no dia do lançamento e a ASUS informou que o desempenho de vendas será anunciado ao final do mês. Enquanto isso, outras marcas já estão trabalhando na fabricação de modelos semelhantes: Lenovo e Dell também estão desenvolvendo mini-PCs que utilizam o processador GB10 em conjunto com a GPU GB200.