UPNews
SpaceX lança 1º satélite para transmitir internet móvel pelo espaço

SpaceX lança 1º satélite para transmitir internet móvel pelo espaço

Upquery 4 de janeiro

SpaceX lança 1º satélite para transmitir internet móvel pelo espaço

O primeiro satélite da SpaceX que transmitirá internet móvel pelo espaço acaba de ser lançado. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 3, pela parceira do projeto, T-Mobile US, filial americana da empresa alemã de telefonia móvel. Esse é o primeiro conjunto de satélites “Starlink” a transmitir sinais de telefone direto do espaço para smartphones.

A proposta é expandir conexões, disponibilizando internet em locais remotos do Estados Unidos. O projeto “Starlink Direct to Cell” irá permitir chamadas de voz e troca de dados entre celulares de todo o mundo. A tecnologia será acessível para todos os celulares LTE (Long Term Evolution – tecnologia de rede móvel).

Desse modo, a T-Mobile US alega que não haverá necessidade de atualização de firmware ou aplicativos especiais para que o usuário acesse a internet. Entretanto, os responsáveis pela tecnologia ainda não divulgaram qual será a velocidade da banda larga oferecida.

Projeto incluirá outros países

A parceria entre a SpaceX, do magnata Elon Musk, e a T-Mobile US foi anunciada ainda em 2022. Agora, a previsão é que, em breve, a tecnologia também contemple outros países ao redor do mundo. Não existem datas definidas para que isso ocorra. Mas, a Starlink já possui parcerias firmadas com outros provedores de telefonia móvel, como:

  • Rogers (Canadá) 
  • KDDI (Japão) 
  • Optus (Austrália) 
  • One NZ (Nova Zelândia) 
  • Salt (Suíça)

Novos recursos serão lançados

O serviço de telefonia móvel oferecido pela SpaceX será ampliado aos poucos. Para isso, o projeto irá seguir um cronograma. Ainda esse ano, os recursos de mensagens de textos serão disponibilizados para os usuários. Em 2025 as funções de voz e de IoT (Internet das Coisas) serão incluídos.

O lançamento do satélite Starlink já vem sendo projetado e anunciado há muito tempo por Elon Musk. O projeto estava previsto para ser lançado ainda no ano passado, mas, precisou passar por adiamentos no cronograma.

Receba em seu e-mail mais
notícias sobre tecnologia e negócios