“WhatsApp Business” oferecerá versão paga com funções mais complexas
- Publicado em: 04/09/2023
- Autor: Upquery

O aplicativo de mensagens com foco em negócios “WhatsApp Business” irá ganhar novas funções de automação. Entretanto, a Meta, empresa desenvolvedora da solução, deverá cobrar pelos recursos e funcionalidades com maiores complexidades. A proposta é oportunizar maneiras mais eficientes de comunicação entre empresas, empreendedores e clientes.
A estratégia é inserir e expandir os recursos da ferramenta já tão popular agora dentro do mercado corporativo. Enquanto a versão Business com funções básicas seguirá gratuita para os usuários, a novidade paga irá oferecer ferramentas de atendimento ao cliente, recursos de automação e outras melhorias avançadas para otimização dos negócios.
“O WhatsApp já é uma ferramenta vital para pequenas empresas. Agora, queremos escalar esses recursos para empresas maiores, oferecendo serviços mais sofisticados e ferramentas de automação”, disse um porta-voz da empresa para a CNBC.
Aumento do faturamento
A versão paga e premium de aplicativos, redes sociais e outras ferramentas digitais tem sido uma alternativa muito usada para que as desenvolvedoras de soluções aumentem os seus lucros. Assim como outras big techs, a Meta também está usando essa estratégia para aumentar o seu faturamento total.
A cobrança pelo uso de ferramentas avançadas está alinhada à estratégia da companhia em diversificar as suas fontes de receita para além da publicidade. Por conta da eficiência no envio e recebimento de mensagens, o WhatsApp, de fato, já se tornou essencial para muitos negócios. Porém, o valor deste último acesso e serviço ainda não foi divulgado.
WhatsApp possui 2 bilhões de usuários
Para alcançar esse objetivo, ainda de acordo com informações da CNBC, o WhatsApp já vem firmando parcerias com grandes empresas. Atualmente, o aplicativo possui 2 bilhões de usuários globais e o objetivo da Meta é capitalizar ainda mais com ao menos uma fatia desse grupo.
Mesmo sendo um aplicativo muito popular e com forte adesão, o WhatsApp tem enfrentado alguns problemas. Entre os principais estão questões regulatórias que envolvem a privacidade de seus usuários. Esses são fatores que poderiam justificar a busca por incremento na receita da empresa e pelo aprimoramento dos seus recursos.