O valioso papel da coleta de dados para o Business Intelligence
- Publicado em: 15/04/2024
- Autor: Upquery

O Business Intelligence (BI) vem aumentando o seu protagonismo entre organizações. Comprovadamente, o uso desse sistema de gestão contribui para tomadas de decisões assertivas através das análises de negócios. Mas, ainda que sirva de norte para o gestor, é a coleta de dados eficiente que transforma o BI em uma ferramenta confiável.
As novas atualizações de softwares inteligentes têm priorizado cada vez mais os processos de integração e tratamento de dados. É esse importante mecanismo que transforma o sistema em um recurso seguro para o alcance de resultados e objetivos. Entenda a importância da coleta de dados!
Coleta de dados em 3 etapas
Resultados corporativos dependem de ações estratégicas, tornando as análises de dados essenciais para mercados altamente competitivos. Porém, os dados usados não podem ser integrados ao BI de forma desordenada. Afinal, dado não é sinônimo de informação útil. Para gerar insights valiosos, a coleta eficiente deve seguir essas três etapas:
Extração de dados
Essa etapa mapeia dados internos e externos, os integrando ao software. Para isso, uma varredura é feita em diferentes fontes, além da rede interna da empresa. Dados podem ser recolhidos de redes sociais, arquivos, planilhas, pesquisas de mercados, API’s, aplicativos e sistemas variados.
Armazenamento
Depois disso, um banco de dados é criado ou integrado ao Data Warehouse/Data Lake do software. Em um sistema funcional isso ocorre de modo organizado e acessível. Nas versões atualizadas, as informações serão armazenadas utilizando mecanismos de segurança, como criptografia e computação em nuvem.
Análise de dados
Com base nas etapas anteriores, a metodologia de BI trata e extrai informações úteis para análises de diferentes áreas: administrativo, comercial, operacional, financeiro e marketing. As aplicações são direcionadas às questões dos gestores, gerando insights e identificando padrões e tendências.
Relatórios irrelevantes e seus malefícios
A qualidade das análises corporativas é diretamente afetada quando estes processos são ineficientes ou amadores. O corporativismo atua com uma grande volumetria de dados, de estruturas e procedências diferentes. É normal que eles apresentem limitações, instabilidades e incoerências.
Sem o tratamento adequado, os relatórios irão conter erros. Além de decisões inconsistentes, a falta de uma coleta segura, com armazenamento e tratamento falhos, pode gerar prejuízos como:
Atraso nas decisões
A inconsistência dos relatórios pode trazer dúvidas para a equipe, impactando no tempo em que levam para traçar e aplicar estratégias.
Perda de competitividade
Análises sem dados relevantes geram pré-conceitos de mercado. Assim, é comum gestores criarem suposições sobre concorrência e tendências.
Gestão irregular
A LGPD aumentou as exigências de regulamentação no uso de dados. A coleta ineficaz gera práticas de governança e compliance irresponsáveis, podendo causar multas, sanções e processos.
Financeiro afetado
Variações de erros levam à perda de oportunidades e baixo crescimento empresarial. Além da lucratividade afetada, os custos em segurança cibernética deverão aumentar.
Evite erros e cresça sua empresa!
É nítido que o sucesso no uso de BI depende da personalização de dados da organização. Entretanto, a construção completa de informações relevantes é garantida através de times de especialistas, como analistas de Business Intelligence e Data Science.
Por isso, quanto mais atualizado e melhor desenvolvido for seu software, mais rápido serão seus resultados. Quer otimizar a gestão com toda a segurança possível? Então, conheça as soluções da UpQuery: “Qorporativo”, “Qontas” e “Qolaborador”.