
Os benefícios do BI para os laboratórios de análises clínicas
Os benefícios do BI para os laboratórios de análises clínicas
A saúde tem sido um dos segmentos mais revolucionados com o desenvolvimento tecnológico. Entre esses avanços estão os benefícios das análises de dados através do sistema de Business Intelligence (BI). O software tem otimizado a gestão em laboratórios de análises clínicas principalmente por evitar gargalos e qualificar o atendimento.
Os negócios que usam a ferramenta percebem melhorias em geral devido a consulta de dados provindos de diferentes fontes. Entenda como uma única solução permite melhorias contínuas no laboratório, redução de erros e alcance de vantagens competitivas!
BI: como funciona?
O BI consegue mapear para os gestores de laboratórios aquilo que, muitas vezes, está oculto. Para isso, o sistema conta com recursos que facilitam o gerenciamento de análises clínicas e do laboratório.
Explicando, o BI é um conceito que reúne uma série de metodologias para gerar análises inteligentes. Através do software, dados são coletados, organizados, monitorados e analisados. Gráficos e dashboards intuitivos facilitam a visualização de informações relevantes, gerando insights valiosos.
A integração de dados é uma de suas principais características porque permite acompanhar os principais métricas e indicadores-chaves. Os dados podem ser exportados de diferentes softwares, ferramentas e plataformas e enviados para este sistema centralizado.
Benefícios de laboratórios de análise clínica ao usar BI
O conhecimento da área e do próprio negócio faz diferença. Ainda que a ferramenta aponte informações que poderiam passar despercebidas, o olhar humanizado do profissional interfere no resultado final. Por isso, antes da implementação, é importante saber quais são as principais vantagens e aplicações do sistema. Confira:
Controle do fluxo de pacientes
Através do BI é possível monitorar métricas operacionais. Em tempo real e com apenas alguns cliques, os administradores checam a quantidade de exames e procedimentos agendados por hora, volume de clientela, prazos e horários, diários, semanais e mensais.
Evitar gargalos de trabalho
Também é possível conferir o índice de volume dos exames por área técnica, checando o quadro de colaboradores atuantes. Assim, o gestor consegue ter relatórios de produtividade (otimização, atrasos e qualidade), controlar condições de materiais de trabalho e ter previsão no fluxo de atendimento.
Maior conformidade e ética
Através das documentações e dados integrados, o laboratório também pode usar o sistema para atuar em conformidade com a lei. Pelo sistema é possível monitorar indicadores regulamentares, fazer auditoria de dados, relatórios com órgãos fiscalizadores e gerenciar documentações.
Análises de mercado
Além dos relatórios e monitoramento, o software oferece análises avançadas para descobrir padrões de negócios, tendências de mercado e correlações imperceptíveis. A competitividade aumenta, pois, o gestor está atendo às novidades do mercado e as preferências do seu público.
Humanização do atendimento
É possível fazer melhorias e humanizar o atendimento usando dados. Além de um atendimento correto e pontual, o BI auxilia no controle de qualidade, aponta onde é possível realocar recursos e aprimorar protocolos de exames. Dados de clientes, mas também avaliações em sites, pesquisas e redes sociais, apontam onde e como fazer estas aplicações.
Como ter resultados rápidos com o BI?
O BI não é uma receita ou fórmula mágica. Entretanto, com a implementação correta, feita com especialistas, laboratórios de análises clínicas obtém rápidos resultados com o sistema. Isso acontece porque o sistema tem a capacidade de organizar e conectar as informações automaticamente. Conheça as soluções UpQuery e humanize seu atendimento!