Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Blog

Blog

Os principais indicadores que o setor financeiro deve acompanhar na solução de BI

  • Publicado em: 18/05/2022
  • Autor: Upquery
Os principais indicadores que o setor financeiro deve acompanhar na solução de BI

Por preservar o patrimônio e a lucratividade de uma empresa, o setor financeiro é considerado a “alma do negócio”. Não é para menos: as finanças de uma organização envolvem muitos detalhes que não permitem falhas quando o assunto é manter a sustentabilidade. Por isso, contar com dados e um bom planejamento financeiro é essencial. 

Indicadores e informações financeiras devem ser monitoradas periodicamente. Até mesmo porque, a rotina corrida em conjunto com a falta de organização dos dados é vista como um dos maiores desafios entre gestores. Sem a clareza de diagnóstico fica difícil compreender a saúde de um negócio. 

Por isso, o planejamento financeiro é indispensável para identificar momentos de alta exposição e de riscos financeiros. Mas, para maior assertividade, o correto é contar uma solução de Business Intelligence (BI) para auxiliar na análise de indicadores. Entenda como funciona! 

Como um sistema BI pode ajudar no financeiro da sua empresa?

Quando falamos de dados financeiros estamos falando de uma enorme quantidade de dados e informações: dentro de uma organização, o setor financeiro é um gargalo devido a essa concentração de informações. Toda venda gera um título que precisa ser cobrado e toda compra gera um título que precisa ser pago. 

Assim, alguns processos internos acabam travando no financeiro, sendo difícil conciliar todas as informações. Gerir essa alta demanda, portanto, não é uma tarefa fácil – tendo em vista que erros numerais causam grandes prejuízos. Mas, um software BI auxilia na compilação dos dados, gerando telas que agilizam a interpretação e acompanhamento de todos os números.

Por outro lado, esse acompanhamento periódico dos saldos trazem a segurança necessária para os próximos passos da empresa, como a aquisição de máquinas, melhorias de processos e até mesmo a expansão do patrimônio.

Gráficos que facilitam a leitura

Além disso, o dashboard BI Qorporativo conta com ferramentas que facilitam a leitura de informações. Então, imagine um gráfico de linhas que acumula e sobrepõe as contas a pagar em aberto versus receber em aberto. Assim, rapidamente é possível identificar quando haverá problemas envolvendo os saldos que exigem reserva do consumir capital de giro ou outro tipo de tomada de decisão. 

Quais indicadores acompanhar?

Existem vários indicadores presentes em um sistema de gestão que podem ser acompanhados. Mas, existem dois deles que são considerados os principais: fluxo de caixa e inadimplência mensal.

Fluxo de caixa

Esse indicador é o principal numeral do dashboard e é de fácil interpretação: com ele é possível acompanhar tudo que entra e sai periodicamente. Assim, além de ter uma visão geral do caixa, também é possível prever situações. 

O fluxo de caixa oferece filtros e gráficos de saldos para melhor visualização e entendimento da verdadeira situação empresarial. 

Inadimplência

Com esse indicador, todos os atrasados podem ser facilmente monitorados pelo gestor. Isso evita que a empresa entre em uma “espiral” de vender, não receber, comprar e não ter caixa para pagar. 

Organize a sua gestão com o Qorporativo!

Drible os imprevistos financeiros e minimize os índices de inadimplência! Conte com um sistema de gestão apropriado para o seu negócio. Com o Qorporativo você ganha previsibilidade de caixa e agiliza a sua gestão. Entre em contato com a UpQuery!


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/upquery/public_html/wp-content/themes/upquery/single.php on line 67

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação