Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Blog

Blog

Os três pilares do BI: estratégico, analítico e operacional

  • Publicado em: 09/05/2024
  • Autor: Upquery
Os três pilares do BI: estratégico, analítico e operacional

Estratégico, analítico e operacional: sistemas de gestão são compostos por esses três pilares do Business Intelligence (BI). Mas, muitos gestores que investem na solução ainda não dominam esses conceitos. Infelizmente, esse é um dos principais motivos para que a empresa não alcance os seus objetivos.

A aplicação correta dos três níveis de gestão dentro do software evita que a implementação do sistema seja falha, gerando baixo retorno para a organização. Saiba como cada um desses pilares complementam a sua gestão e tenha resultados de forma agilizada e mais assertiva!

Business Intelligence: o que é?

Mais que uma ferramenta de gestão, a Inteligência de Negócios é um conceito e conjunto de técnicas. Na prática, o BI coleta, armazena, organiza e monitora dados proporcionando tomadas de decisões assertivas. O tratamento de dados internos e externos garantem informações de valor e uma compreensão detalhada do negócio.

Os três pilares do BI

As abordagens estratégicas, analíticas e operacionais correspondem aos três níveis da gestão. Assim, o papel do BI é garantir que todas as demandas da organização sejam atendidas, desde as teóricas até as práticas. Ainda que diferentes, os três conceitos são complementares.

As metodologias avançadas do sistema permitem análises integradas. Por exemplo: aplicações estratégicas minimizam problemas analíticos, enquanto bons insights analíticos melhoram a cadeia operacional. Conheça as peculiaridades de cada pilar:

Estratégico

Esse pilar entrega insights gerais atendendo a longo prazo os processos administrativos. Com base em metas e objetivos mensuráveis, as análises agregam informações para a aplicação de melhorias.

Através dos dashboards, o gestor diagnostica, aplica e valida estratégias usando relatórios, infográficos, mapas e outros recursos. Os dados auxiliam nas estratégias em consultas variadas, como índice de satisfação, métricas financeiras, quotas de mercados, entre outros.

Analítico

O BI analítico gera análises detalhadas e um panorama geral da empresa. Por isso, ajuda a mitigar prejuízos ao identificar problemas de gestão e situações críticas. Um exemplo: a empresa detectou baixa nos lucros. Além de mapear o erro, falha ou equívoco, a leitura de dados também aponta as suas origens.

Através de filtros táticos específicos, o BI analítico mostrará o foco do problema, seja um departamento, um funcionário ou uma despesa excedente. Isso é feito através do acompanhamento de KPI’s (indicadores chaves) demonstrados em análises multidimensionais.

Operacional

É neste ponto que estratégias se transformam em ação. Unindo as análises às necessidades da empresa, os mecanismos do BI são explorados para otimizar os processos cotidianos. Para isso, as análises se baseiam em dados históricos usados até o momento.

Através do acompanhamento em tempo real, a equipe usa a ferramenta em prol de operações diárias, agilizando decisões em todos os departamentos. Os recursos do sistema também automatizam tarefas que seriam manuais.

Domine os pilares de BI e tenha mais resultados!

Gestores que não atuam na área de tecnologia podem achar os sistemas de BI complexos. Mas, se o objetivo é ter retorno com a implementação do software, é necessário dominar conceitos de gestão também na esfera tecnológica. 

Essa é uma exigência do mercado e uma realidade em empresas de alta performance. O lado positivo é que equipes especializadas, como a UpQuery, oferecem o suporte para que o gestor conheça, implemente e alcance mais resultados com o BI. Conheça as nossas soluções!

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação