Por que a gestão de risco é mais eficiente usando Business Intelligence?

Por que a gestão de risco é mais eficiente usando Business Intelligence?

Upquery 14 de novembro

Por que a gestão de risco é mais eficiente usando Business Intelligence?

O sucesso sustentável de uma organização está diretamente atrelado a uma boa gestão de risco. Apesar disso, muitos líderes encontram dificuldades em adotar ações eficientes para lidar com cenários imprevisíveis. As incertezas econômicas, junto das constantes mudanças tecnológicas, exigem que os gestores sejam precisos e ágeis em suas tomadas de decisões.

É por isso que o uso de Business Intelligence (BI) se tornou essencial para empresas e indústrias. As análises de dados conseguem detectar o real fator desencadeante de riscos, auxiliando em estratégias assertivas que contornam os problemas com agilidade. Entenda a importância do software para manter a sua empresa em crescimento sustentável!

O que está por trás do prejuízo?

Os riscos corporativos podem escondem diferentes variantes. Por trás das perdas financeiras, existem outras consequências, como reputação abalada, serviços ineficazes, parcerias estremecidas ou baixa responsabilidade social.

O conceito de negócio VUCA em português representa volatilidade, incertezas, complexidade e ambiguidade. Esses são considerados fatores chaves que devem ser acompanhados pelos gestores não só evitando riscos, mas, mitigando seus impactos. Os fatores estão associados com 4 principais áreas:

Mercado

Volatilidade dos preços, flutuações, taxas de câmbio e contextos políticos e econômicos são alterações comuns, mas exigem uma gestão ágil.

Crédito

Outro risco envolve a falta de previsibilidade para honrar os compromissos financeiros e a necessidade de recorrer a empréstimos ou alternativas que não impactem na sustentabilidade da empresa.

Liquidez

A possibilidade de perda de valor significativo no caixa da empresa através do desequilíbrio de ativos é outro desafio das organizações.

Operacionais

Outro risco comum envolve os problemas operacionais, como falhas internas, erros logísticos envolvendo humanos e outras problemáticas externas que afetam a qualidade e produtividade da equipe.

O BI localiza o problema!

Com o BI, esses e outros riscos ficam mais evidentes. Afinal, o software integra dados variados, coletando, organizando e analisando informações relevantes.  O acompanhamento de métricas e indicadores fica ágil e eficiente, além da solução disponibilizar análises especificas que auxiliam em cenários futuros.

Essas análises avançadas (prescritivas e preditivas) conseguem ir além. Com este recurso, os gestores ficam munidos de padrões, identificando as principais anomalias ou falhas em processos internos. Sem o BI, é comum as equipes perderem muito tempo com atividades não centralizadas, que deixam passar erros exigindo a repetição de trabalho. Mas, o BI oportuniza:

Identificação de mudanças

Além das análises, o sistema oferece a configuração de notificação para alguns indicadores, facilitando o rastreio e monitoramento de mudanças significativas, como flutuação de preços, problemas operacionais e furo de caixa.

Mapa de riscos e problemas

As análises avançadas veem além dos números, auxiliando na compreensão holística do negócio, mas, também, no lançamento de estratégias eficazes.

Simulação de cenários

A modelagem avançada, que faz o cruzamento de dados, possibilita a simulação de contextos futuros, manipulando balanços históricos e tendências atuais.

Realinhamento financeiro

Além de facilitar o ajuste de portfólio, o BI também permite realocar recursos com precisão e elaborar planos de contingência.

Mais do que preparado, um passo à frente no mercado!

O Business Intelligence é o recurso ideal para evitar o agravamento de riscos e manter o negócio saudável. Mas, a solução é recomendada principalmente para traçar estratégias e tomadas de decisões que potencializem oportunidades empresariais. Cresça o seu negócio com as soluções UpQuery!

Fique por dentro
das novidades da UP!

Assine nossa newsletter e receba todas as
atualizações do blog no seu e-mail.