Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Blog

Blog

Qual a importância da organização financeira no início do ano?

  • Publicado em: 08/01/2021
  • Autor: Upquery
Qual a importância da organização financeira no início do ano?

O início do ano costuma envolver diversos planos sobre o negócio, como oportunidades de crescimento e pontos de melhoria. Porém, ao fazer isso, é essencial manter a organização financeira empresarial.

A partir disso, fica mais fácil tomar decisões que sejam adequadas ao orçamento e não coloquem o empreendimento em risco. Neste conteúdo, você verá o que é a organização financeira empresarial, a sua importância e como mantê-la. 

Confira!

O que é a organização financeira empresarial e por que ela é importante?

A organização financeira empresarial trata das medidas adotadas para controlar o orçamento. Ela tem relação com fluxo de caixa e o acompanhamento de contas a pagar e a receber. Quando as finanças estão organizadas, o negócio tem mais facilidade para lidar com as tarefas diárias.

Fazer essa organização no início do ano é fundamental. Isso porque diversos deveres das empresas são fixados anualmente. 

Por exemplo, recolhimento de tributos e quitação de verbas trabalhistas. Assim, fazer previsões e planos no início do ano proporciona mais tranquilidade e sustentabilidade. 

Como manter a organização financeira?

Quando se fala em organização financeira, os controles por meio de softwares de gestão são bastante comuns. Porém, isso não basta. É necessário aplicar ações que permitam avaliar o desempenho em determinados períodos e delimitar objetivos.

Existem alguns passos que podem ajudar nessa tarefa. Confira!

Avalie todos os setores da empresa

Para começar, é preciso fazer uma coleta de dados que serão avaliados para fazer um diagnóstico financeiro da empresa. Isso deve ser feito considerando todos os setores do negócio, já que todos influenciam nos ganhos ou gastos. 

É necessário identificar a situação atual da companhia, considerando o caixa, investimentos, bens e custos. A previsibilidade sobre as entradas e saídas, assim como a avaliação de outros indicadores, traz insights para o planejamento financeiro. 

Defina metas e objetivos

Uma das funções da organização financeira é ajudar a colocar as estratégias desejadas em prática. Portanto, também vale ter metas e objetivos relacionados ao orçamento. Avaliando os custos operacionais, a empresa pode ter como meta reduzir determinados gastos, por exemplo.

É comum, ainda, estabelecer metas de vendas e lucros ou planejar investimentos que dependam dos resultados. Com tudo documentado, a equipe consegue acompanhar a evolução dos resultados, identificar problemas e desenvolver soluções para conquistar os seus objetivos. 

Conte com ferramentas de apoio

Um dos pontos importantes para qualquer tipo de planejamento é a análise das informações do negócio. Logo, a empresa deve ter ferramentas para coletar e fazer o tratamento de dados. Nesse caso, sistemas de RH e de Business Intelligence (BI) podem ser grandes aliados.

Uma ferramenta voltada ao RH, que conte com People Analytics, permite avaliar dados referentes aos custos de pessoal. Observar as folhas de pagamento e outros custos ajuda no planejamento e permite identificar falhas e pontos de melhoria.

Já um sistema de Business Intelligence, ou inteligência empresarial, consegue analisar os dados registrados em softwares de gestão utilizados. Por meio dessa estratégia, os líderes e gestores têm acesso a relatórios sobre diversos setores, de maneira automatizada e ágil.

Como vimos, a organização financeira empresarial é essencial para o desenvolvimento do negócio. Para facilitar, conte com ferramentas adequadas, como um sistema de BI financeiro e de RH, garantindo o uso mais inteligente dos dados! Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Então aprenda o que é BI e a sua importância para a empresa!


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/upquery/public_html/wp-content/themes/upquery/single.php on line 67

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação