Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Blog

Blog

Quanto custa um colaborador para uma empresa?

  • Publicado em: 11/06/2021
  • Autor: Upquery
Quanto custa um colaborador para uma empresa?

Salário, dissídio, INSS, FGTS, férias e outros benefícios: muitos são os custos que envolvem a contratação de um novo colaborador. Saber como o novo colaborador irá impactar na gestão da empresa é um desafio. Infelizmente, muitos gestores levam em consideração apenas o valor bruto do pagamento, sendo esse um dos principais erros do processo de contratação. 

O colaborador, além dos custos contratuais, sempre gera outras demandas, muitas vezes não calculadas. Nesse somatório, dados como os encargos sociais, benefícios e até mesmo gastos internos para mantê-lo operando são ignorados por muitas empresas de alta capacidade. 

Consequências do cálculo errado

Além do prejuízo para o caixa, atualmente, muitas organizações estão funcionando com número excessivo de pessoas. Nessa realidade, os empresários podem estar pagando por colaboradores duplos, ou seja, que exercem uma função que outro colega poderia desempenhar. 

A perda de qualidade e rendimento operacional é uma consequência desse cenário. Porém, esses não são os únicos agravantes. Disputadas entre funcionários e até mesmo processos trabalhistas também são um risco.

Qual é o valor final de um colaborador?

Uma análise aprofundada de dados e informações de RH é essencial para uma empresa de gestão financeira saudável. Existe um volume de colaboradores ideal que será determinado conforme o porte e desempenho do negócio. 

Por ser algo personalizável, fica muito difícil quantificar um custo médio por funcionário. Porém, é muito comum que os gestores administrativos e de RH não trabalhem com um cálculo exato para determinar o custo desse colaborador, nem o volume ideal do quadro de funcionários.

Como solucionar o problema?

Quando esse cálculo ou análise são feitos pelos gestores, é comum que ocorram erros que podem comprometer a gestão financeira. Por isso, contar com recursos tecnológicos, como ferramentas de Business Intelligence (BI), é essencial para garantir dados precisos sobre o custo real de folhas de pagamentos.

Planilhas como Excel são muito indicadas para auxiliar em processos pessoais, mas não mais para gestão financeira e de pessoas. Para isso, o indicado é contar com softwares inteligentes, que garantam informações confiáveis através de mecanismo de ponta e estratégia aplicada. 

O Qolaborador é uma ferramenta de BI desenvolvida para atender os setores de RH. A implementação do software facilita processos e promove a gestão de pessoas de forma mais eficaz e assertiva, já que fornece ao gestor análises e comparativos de dados personalizados. 

Como funciona o Qolaborador?

Através desse recurso é possível descobrir o real custo do colaborador por meio de indicadores de determinada empresa. A ferramenta compila dados via sistema automatizado, garantindo o armazenamento de todas as informações. 

Os indicadores ficam disponíveis em formatação de Dashboards, trazendo análises e gráficos já específicos sobre a empresa. Otimizando os serviços internos, essa solução oferece as seguintes vantagens: 

  • Define o volume ideal de funcionários
  • Direciona investimentos com segurança
  • Evitar custos desnecessários 
  • Melhora o processo de pagamentos 
  • Organiza demandas de RH 
  • Otimiza tempo dos gestores
  • Poupa custos desnecessários
  • Promove o crescimento da organização 

Uma solução para todos

Além do custo de cada colaborador, outros indicadores e dados de RH podem ser coletados através do Qolaborador. Essa é uma solução indicada para gestores administrativos, RH e escritórios de contabilidade que desejam resultados de baixo investimento. Entre em contato! 


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/upquery/public_html/wp-content/themes/upquery/single.php on line 67

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação