Relacionamento com cliente: 4 motivos para usar BI nas suas estratégias
- Publicado em: 12/01/2023
- Autor: Upquery

O uso de tratamento e automação de dados é uma tendência cada vez mais forte entre empresas de alto desempenho. Através de ferramentas como o Business Intelligence (BI) os gestores conseguem tomar decisões para todo o aprimoramento interno, otimizando processos, equipes e o próprio financeiro. Entretanto, a verdade é que o BI abrange muito mais que o desempenho interno de uma empresa.
As informações obtidas através da ferramenta permitem a interpretação também do cenário externo. Ou seja, com os indicadores e relatórios certos é possível entender as tendências de mercado, a concorrência e ainda o comportamento de clientes e prospects. Entenda como os conjuntos de tecnologias presentes nesta solução podem otimizar o relacionamento com os seus clientes!
4 motivos para usar BI
Os dados são cirúrgicos quando o assunto é a experiência do cliente: ao contrário do achismo humano, não tem margem para erros. Com eles, o gestor consegue não só tomar decisões assertivas, mas, conhecer o seu público-alvo e a sua realidade quanto à captação, retenção e fidelização.
As informações oferecidas pelos dados automatizados traçam padrões e hábitos de comportamento dos clientes. Mas, mais do que isso, mantém os gestores sempre atualizados quanto às tendências do mercado. Essas 4 razões comprovam a importância do uso do BI para o relacionamento. Veja:
Experiência do cliente
Não é raro encontrar negócios que atuem às cegas, sem estratégias e sem ter uma jornada do cliente estruturada. Entretanto, qualquer empresa tem como objetivo qualificar a experiência do cliente com a sua marca. Através dos dados é possível identificar onde é preciso trabalhar, definindo estratégias de conversão, retenção e fidelização.
Aumento de vendas
Esse com certeza é o principal objetivo de qualquer negócio. Empresas lucrativas, entretanto, geralmente contam com uma excelente comunicação e relação com os clientes. Porém, com uma ferramenta BI fica possível validar se as estratégias traçadas para vendas estão, de fato, funcionando. Com a ferramenta o gestor acompanha transação dentro do funil de vendas, metas batidas e desempenho coletivo e individual de equipes e vendedores.
Investimento em marketing
Da mesma forma, o BI se torna essencial na hora de definir diretrizes para ações e campanhas em marketing. Ele serve de norte para apontar aonde o investimento deve ser feito por meio dos insights lançados. Com ele, o gestor terá respaldo por decidir canais, formatos e recursos para as suas ações. Tudo isso porque os indicadores certos apontam o perfil e comportamento da sua persona e ainda consegue ter em mãos relatórios fundamentais, como o de ROI (Retorno Sobre o Investimento).
Redução de gastos
Por fim, através desta visão geral do negócio, fica mais fácil definir investimento dentro de um budget condizente com o financeiro da empresa. Avaliando indicadores como fluxo de caixa, margem de lucro, estoque e número de vendas, por exemplo, é possível definir o quanto destinar ao marketing e ações de aperfeiçoamento do relacionamento ao cliente.
Atraia os clientes certos!
Da mesma forma que não atrair clientes é um risco, atrair pessoas sem potencial intenção de compra também é. Isso gera gasto de tempo e recursos! Por isso, garanta um futuro estratégico para a sua empresa e conte com as ferramentas certas para alcançar os seus objetivos. Com o Qorporativo UpQuery, você atrai, retém e fideliza os clientes. Conheça!