Saúde financeira da empresa: Como é, como funciona e suas principais vantagens?
- Publicado em: 07/12/2021
- Autor: Upquery

Organizar o caixa e quitar folha de pagamento, contas e despesas: essas são operações na rotina de qualquer empresa, e devem ser acompanhadas com cuidado. Um empreendimento de sucesso honra com seus compromissos em curto, médio e longo prazo (sendo imediatos ou dentro de 12 meses). Porém, a saúde financeira vai além do caixa da empresa.
Ela é importante para negócios e investimentos, já que é verificada por bancos, investidores e instituições financeiras (de empréstimos ou linhas de crédito). No entanto, o gestor só sabe identificar como está sua empresa no mercado ao fazer uma ampla análise dos indicadores financeiros.
Essa análise periódica de dados e métricas permite a realização de planejamentos e previsões. Além do preparo para enfrentar crises econômicas e imprevistos, a saúde financeira possibilita concretizar negócios ou gerar oportunidades.
O que tem em uma empresa saudável?
Negócios de sucesso costumam ter um padrão financeiro. Por isso, é muito natural que as empresas saudáveis financeiramente tenham um planejamento financeiro eficiente (também com base em análise de dados) e montem um Fundo de Emergência ao longo do tempo.
Esse fundo pode ser uma reserva para longos prazos, mas, também, para um mês. Esse recurso não é necessário somente para suprir imprevistos e dificuldades econômicas. Ele permite o investimento necessário para a ascensão do negócio.
Por isso, o ideal é um fundo que cubra um período longo o suficiente para manter a empresa em segurança. Organização em gestão e investimentos em produtos rentáveis são outras características de empresas saudáveis financeiramente.
Como funciona a análise financeira?
Atualmente, com o tratamento de dados e as soluções BI (Business Intelligence), é possível otimizar o trabalho de análise de indicadores. Todos os números contábeis estarão disponibilizados em um software que entrega números periodicamente para avaliação dos gestores.
Assim, é possível identificar oportunidades como grande capitalização ou uma possibilidade de crescimento. Mas, para entender a realidade de uma empresa, é necessário o acompanhamento de múltiplos indicadores. Não existe uma única métrica que traga todas as respostas. Assim, ao analisar, leve em contas pontos como:
Prazos de recebimento
Com a tecnologia BI é possível acompanhar o andamento de prazos. Para um caixa saudável, as datas de recebimento devem estar em dia. Entradas e saídas precisam condizer com as vendas e operações efetuadas.
Dívidas
Além dos custos, dívidas – como empréstimos e linhas de créditos – são necessárias. Mas, esse investimento deve ser controlado para que as dívidas não ultrapassem limites, deixando o caixa sempre no azul. Essa é uma métrica fundamental para evitar falência e multiplicar possibilidades de investimento.
Tickets médios
Item que justifica bons e maus resultados internos. O ticket médio representa quanto cada cliente representa no faturamento empresarial. Se ele for baixo, a empresa terá dificuldade em seu equilíbrio contábil e provavelmente operará no vermelho. Avaliar essa métrica permite agir estrategicamente e montar o planejamento financeiro.
Lucro
O lucro é a forma mais rápida de analisar a saúde financeira. O faturamento deve ser maior que as despesas. Os indicadores permitem uma análise constante e simplificada, facilitando a projeção de cenários.
Obtenha o Qorporativo
O Qorporativo UpQuery facilita o processo de análise financeira de sua empresa! O produto é um software de automatização de dados que disponibiliza relatórios em dashboard intuito. Entre em contato e saiba mais!