Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Blog

Blog

Transformação digital: entenda por que sua empresa precisa implementá-la!

  • Publicado em: 30/11/2020
  • Autor: Upquery
Transformação digital: entenda por que sua empresa precisa implementá-la!

A transformação digital é um dos temas de destaque do mercado. Relacionada com diversas tendências, como cultura de inovação e uso da tecnologia em grande escala, ela é essencial para empresas. Afinal, é preciso acompanhar as novidades para se manter relevante e competitiva.

A adaptação às mudanças não é uma necessidade apenas para o futuro: ela é extremamente atual e deve ser pensada para o agora. Dessa maneira, as empresas de todos os setores e portes precisam compreender e aplicar esse conceito ao negócio.

Neste conteúdo, você aprenderá o que é a transformação digital e verá a sua importância. Ainda terá acesso às principais dicas para implementar a estratégia. Confira!

O que é transformação digital?

A transformação digital trata do uso de diferentes soluções tecnológicas para melhorar os processos internos e o desempenho do negócio. De certa forma, é uma evolução natural, já que a busca por melhorias internas deve ser um objetivo constante da empresa.

O conceito tem um efeito transformador ao fazer com que processos que eram manuais ou analógicos passem a contar com a tecnologia. Porém, é importante entender que ele não se limita às mudanças nas ferramentas utilizadas pela empresa.

A transformação digital é um processo mais profundo. Ele também exige mudanças na liderança, no modo de pensar e na abertura às novas ideias. Os líderes devem estar preparados para inovar e para encorajar as ideias inovadoras dos colaboradores.

Ademais, a estratégia deve ser trabalhada de maneira que todos compreendam o seu funcionamento e relevância, como parte da adaptação. Assim, a mudança traz alterações estruturais, mas também exige a reavaliação dos valores da empresa.

Ou seja, a tecnologia não será apenas parte do negócio, mas parte essencial de sua estrutura e funcionamento. Dessa maneira, processos são digitalizados e automatizados, além de contar com a aplicação de outras tendências, como:

  • machine learning;
  • Internet das Coisas (IoT);
  • Inteligência Artificial (IA);
  • Big Data;
  • Business Intelligence (BI);
  • User Experience (UX).

Como você pode ver, a transformação digital é um processo completo, que exige renovação e atenção às inovações do mercado. Além disso, a empresa deve estar pronta para que a atualização seja uma constante, para conhecer e implementar as novas ferramentas que surgem no mercado.

Qual a sua importância para os negócios?

Como vimos, o mundo digital já faz parte do empreendedorismo e as empresas precisam acompanhar a mudança para ter força competitiva. Contudo, se apenas a compreensão do conceito não foi suficiente para demonstrar a sua importância, é preciso se aprofundar.

Os impactos da transformação digital trazem benefícios importantes para o negócio. Por isso, listamos os principais para que você consiga entender por quais motivos ela é tão necessária.

Confira!

Simplificação de processos

O uso da tecnologia permite simplificar os processos, automatizando tarefas e fluxos de trabalho com a integração de dados. Isso evita os gargalos que podem surgir e melhora a comunicação interna, inclusive entre diferentes departamentos.

Com a digitalização e o uso de softwares, a empresa consegue reduzir as atividades que devem ser exercidas pelos colaboradores. Outro ponto é que, com ferramentas como a computação em nuvem, tudo fica salvo digitalmente. A empresa passa a ter um ambiente virtual para o trabalho.

Dessa forma, as informações podem ser acessadas em qualquer lugar, basta ter os dados de acessos. Como consequência, é mais fácil adotar regimes diferenciados, como o home office. Há também mais tempo disponível para a realização de outras tarefas.

Maior eficiência

Outro benefício é a maior eficiência operacional. Com processos mais simples e automatizados, é possível cumprir mais tarefas em menos tempo. Além disso, os colaboradores conseguem se dedicar mais às atividades estratégicas, aprimorando os serviços.

Com a integração de informações e a automatização, também é possível identificar a redução de erros. Portanto, há menos retrabalhos na solução de problemas. Tudo isso faz com que o tempo disponível seja melhor aproveitado em prol dos resultados do negócio. 

Outro ponto trata da integração: com dados interligados, as necessidades de comunicação direta com outros setores diminuem. As informações ficam registradas em um sistema, facilitando o acesso por todos que precisarem delas para o trabalho.

Redução de custos

A expressão “tempo é dinheiro” é verdadeira. Quando a empresa não consegue otimizar o tempo, podem surgir custos como horas extras e contratação de mão de obra adicional. Além do mais, se o negócio não funcionar explorando todo o seu potencial, os resultados serão menores.

Logo, a simplificação de processos e a maior eficiência conseguem reduzir custos. Além disso, as técnicas aumentam a produtividade dos colaboradores, que conseguirão entregar mais e com maior qualidade.

Ademais, também é possível se deparar com economias referentes aos custos do dia a dia. A digitalização, por exemplo, diminui o volume de papel, tinta de impressora e outros materiais de escritório utilizados.

Mesmo que seja necessário investir nas ferramentas que viabilizem a transformação digital na empresa, você terá um bom retorno. Basta considerar a redução dos custos e o aumento da produtividade, que podem melhorar os resultados e a lucratividade do negócio.

Satisfação dos clientes

Uma questão importante da transformação digital é o uso de canais diferenciados para se comunicar com o cliente. As redes sociais, por exemplo, ganham cada vez mais espaço como estratégia de marketing e como meio de atendimento.

A prática é resultado do uso cada vez maior da tecnologia pelas pessoas, mas vale aproveitar a oportunidade para o negócio. Ela permite melhorar o atendimento prestado, garantindo mais acesso para os consumidores que desejarem contato.

Você pode transformar a sua marca em uma empresa acessível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Para tanto, existem soluções como os chatbots, que automatizam o atendimento. Vale lembrar, ainda, que todos os benefícios referentes à eficiência também refletem no atendimento.

Quando os processos são bem estruturados, com um bom fluxo de trabalho e informações organizadas, o serviço é beneficiado. Geralmente, ele é prestado com maior qualidade e rapidez, o que aumenta a satisfação dos clientes.

Como implementar a transformação digital?

Após entender os impactos e benefícios da transformação digital para o negócio, a dúvida mais comum é como implementá-la. Existem algumas medidas gerais que devem ser consideradas, como a criação de uma cultura de inovação e a busca constante por melhorias.

Afinal, não basta atualizar o negócio hoje, para que ele acompanhe as tendências atuais, mas deixar o processo de lado depois. Ao fazer isso, no futuro a empresa enfrentará os mesmos desafios — e continuará correndo o risco de perder espaço para a concorrência.

Um dos principais cuidados para implementar a estratégia é ter parcerias de qualidade. Isso porque a empresa precisará de boas ferramentas para colocá-la em prática. Também existem outras dicas fundamentais que devem ser observadas.

Acompanhe!

Invista no Business Intelligence

O Business Intelligence (BI) é um conceito que abrange os processos, métodos e estruturas da empresa. Ele busca a aplicação de tecnologia para integrar procedimentos e dados, permitindo a realização de análises para buscar melhorias.

Assim, ele não se limita a coletar e disponibilizar dados. Por meio da tecnologia, o BI permite a criação de relatórios e outros materiais que tragam uma visão ampla do negócio. Com base nisso, é possível melhorar a tomada de decisão para empresas de todos os portes.

O BI tem uma grande relação com o conceito de transformação digital e com o Big Data, que é outra tendência. Portanto, implementar a estratégia é uma dica essencial para as empresas que precisam aderir às novidades e se manterem competitivas.

Faça o tratamento de dados

O funcionamento da empresa gera um grande volume de dados que podem ser analisados para aprimorar o negócio. Porém, é necessário que eles sejam tratados corretamente para que consigam cumprir sua função.

Primeiro, porque é necessário se adequar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A norma traz regras que devem ser observadas, além de prever as sanções pelo descumprimento. Outro cuidado é garantir que as informações utilizadas são atuais e relevantes.

Basicamente, a ideia é revisar os registros para manter dados de qualidade. Somente assim é possível ter segurança em relação às informações para auxiliar na tomada de decisões. Nesse caso, o BI exerce um papel importante, auxiliando na higienização dos cadastros.

Proporcione uma boa experiência ao cliente

Ao desenvolver e implementar novas estratégias, é importante ter em mente a experiência que será proporcionada ao cliente. O perfil dos consumidores também mudou com a transformação digital, então a adaptação deve considerar esse fator.

Nos ambientes digitais disponibilizados, é preciso aplicar o UX (User Experience) para que os usuários tenham uma boa experiência. Eles devem ser intuitivos, responsivos e seguros para que o cliente consiga lidar bem com os canais da empresa.

Mas os consumidores não são os únicos que devem ter uma boa experiência. Ao escolher as ferramentas, pense também no desempenho dos colaboradores, parceiros e outras pessoas que terão acesso. Tudo isso ajudará na eficiência e na obtenção de melhores resultados.

Pelo exposto, a transformação digital traz vantagens importantes para o negócio, mas a sua implementação deve ser bem planejada. Aqui, uma das principais dicas é contar com ferramentas adequadas para viabilizar a adaptação e ter bons resultados.

Quer conhecer outras práticas vantajosas para a sua empresa? Descubra 6 benefícios de implementar o Business Intelligence no seu negócio!


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/upquery/public_html/wp-content/themes/upquery/single.php on line 67

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação