Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Blog

Blog

Turnover: o que é e como reduzir a rotatividade de pessoal na sua empresa?

  • Publicado em: 31/05/2021
  • Autor: Upquery
Turnover: o que é e como reduzir a rotatividade de pessoal na sua empresa?

Você sabe o que é turnover? Essa métrica é bastante relevante para a empresa, já que se relaciona com a rotatividade de pessoal e, consequentemente, com a gestão de pessoas

No entanto, ainda existem negócios que não acompanham esse indicador. Isso acontece por diversos motivos, que vão desde o desconhecimento sobre a métrica até a falta de informações a respeito de suas desvantagens. 

Porém, vale a pena conhecer mais sobre o assunto para otimizar o desempenho do seu negócio. Por isso, confira o que é turnover e como reduzir essa métrica!

O que é turnover?

O turnover é uma métrica que representa a rotatividade de funcionários. Ou seja, ela trata do número de empregados que deixam de trabalhar para a empresa em determinado período, exigindo novas contratações. 

A taxa é calculada por meio de uma fórmula e o ideal é que o turnover se mantenha abaixo de 10%. O turnover geral é calculado assim:

Turnover (em %) = ([admissões mensais + desligamentos mensais] / 2) / total de funcionários x 100

Porém, existem outros tipos de fórmulas, que podem considerar os funcionários desligados, admitidos, entre outros. Logo, vale a pena se aprofundar sobre o assunto para entender qual é o cálculo ideal. 

Quais as desvantagens de um turnover alto?

Uma das dificuldades enfrentadas pelas empresas é entender por que um turnover alto é prejudicial. A verdade é que ele pode trazer várias consequências negativas. Entenda quais são as principais:

  • perda de talentos para a concorrência;
  • despesas com demissões e contratações.
  • sobrecarga de trabalho para compensar as baixas;
  • piora no clima organizacional.

Como reduzir a rotatividade de pessoal?

Se você quer aprender como reduzir o turnover, é preciso conhecer algumas orientações. Confira as principais dicas sobre o assunto:

Entenda os motivos do turnover

O primeiro passo é entender as suas causas. Por isso, faça uma análise para saber por que a rotatividade da empresa está alta. Alguns fatores podem ser:

  • baixo salário;
  • insatisfação com o ambiente;
  • falta de perspectiva de crescimento;
  • descumprimento da legislação trabalhista (assédio moral, atrasos nos pagamentos etc.).

Ter uma comunicação interna e abertura a feedbacks ajuda a identificar esses problemas. Reavaliar os próprios processos e a adequação à legislação também são pontos importantes. 

Desenvolva estratégias de retenção de talentos

Outro fator importante é identificar meios de atrair e reter talentos, combatendo o problema. Algumas práticas que podem ajudar são:

  • alinhar os processos de contratação;
  • oferecer salários adequados ao mercado e benefícios;
  • garantir um ambiente agradável;
  • exigir metas realistas;
  • ter planos de carreira.

Tenha um bom sistema de BI

Os dados são elementos fundamentais para conseguir analisar a situação da empresa, inclusive em relação aos funcionários. Assim, vale a pena contar com um sistema de Business Intelligence, que consegue coletar e analisar um grande volume de informações do negócio.

Com ele, é possível coletar informações relevantes sobre o relacionamento com os empregados, as expectativas deles e os motivos de desligamento. A partir disso, será possível desenvolver soluções para reter os talentos. 

Agora que você já sabe o que é turnover e como ele prejudica a empresa, vale a pena adotar medidas para reduzir a taxa. Para isso, conte com boas ferramentas e parcerias para fazer análises mais acertadas e elaborar estratégias!

Quer melhorar a gestão de sua empresa? Entre em contato com a UpQuery e conheça nossos diferenciais!


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/upquery/public_html/wp-content/themes/upquery/single.php on line 67

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação