Turnover: o que é e como reduzir a rotatividade de pessoal na sua empresa?
- Publicado em: 31/05/2021
- Autor: Upquery

Você sabe o que é turnover? Essa métrica é bastante relevante para a empresa, já que se relaciona com a rotatividade de pessoal e, consequentemente, com a gestão de pessoas.
No entanto, ainda existem negócios que não acompanham esse indicador. Isso acontece por diversos motivos, que vão desde o desconhecimento sobre a métrica até a falta de informações a respeito de suas desvantagens.
Porém, vale a pena conhecer mais sobre o assunto para otimizar o desempenho do seu negócio. Por isso, confira o que é turnover e como reduzir essa métrica!
O que é turnover?
O turnover é uma métrica que representa a rotatividade de funcionários. Ou seja, ela trata do número de empregados que deixam de trabalhar para a empresa em determinado período, exigindo novas contratações.
A taxa é calculada por meio de uma fórmula e o ideal é que o turnover se mantenha abaixo de 10%. O turnover geral é calculado assim:
Turnover (em %) = ([admissões mensais + desligamentos mensais] / 2) / total de funcionários x 100
Porém, existem outros tipos de fórmulas, que podem considerar os funcionários desligados, admitidos, entre outros. Logo, vale a pena se aprofundar sobre o assunto para entender qual é o cálculo ideal.
Quais as desvantagens de um turnover alto?
Uma das dificuldades enfrentadas pelas empresas é entender por que um turnover alto é prejudicial. A verdade é que ele pode trazer várias consequências negativas. Entenda quais são as principais:
- perda de talentos para a concorrência;
- despesas com demissões e contratações.
- sobrecarga de trabalho para compensar as baixas;
- piora no clima organizacional.
Como reduzir a rotatividade de pessoal?
Se você quer aprender como reduzir o turnover, é preciso conhecer algumas orientações. Confira as principais dicas sobre o assunto:
Entenda os motivos do turnover
O primeiro passo é entender as suas causas. Por isso, faça uma análise para saber por que a rotatividade da empresa está alta. Alguns fatores podem ser:
- baixo salário;
- insatisfação com o ambiente;
- falta de perspectiva de crescimento;
- descumprimento da legislação trabalhista (assédio moral, atrasos nos pagamentos etc.).
Ter uma comunicação interna e abertura a feedbacks ajuda a identificar esses problemas. Reavaliar os próprios processos e a adequação à legislação também são pontos importantes.
Desenvolva estratégias de retenção de talentos
Outro fator importante é identificar meios de atrair e reter talentos, combatendo o problema. Algumas práticas que podem ajudar são:
- alinhar os processos de contratação;
- oferecer salários adequados ao mercado e benefícios;
- garantir um ambiente agradável;
- exigir metas realistas;
- ter planos de carreira.
Tenha um bom sistema de BI
Os dados são elementos fundamentais para conseguir analisar a situação da empresa, inclusive em relação aos funcionários. Assim, vale a pena contar com um sistema de Business Intelligence, que consegue coletar e analisar um grande volume de informações do negócio.
Com ele, é possível coletar informações relevantes sobre o relacionamento com os empregados, as expectativas deles e os motivos de desligamento. A partir disso, será possível desenvolver soluções para reter os talentos.
Agora que você já sabe o que é turnover e como ele prejudica a empresa, vale a pena adotar medidas para reduzir a taxa. Para isso, conte com boas ferramentas e parcerias para fazer análises mais acertadas e elaborar estratégias!
Quer melhorar a gestão de sua empresa? Entre em contato com a UpQuery e conheça nossos diferenciais!