
Usando o BI para aumentar a rentabilidade da sua empresa
Usando o BI para aumentar a rentabilidade da sua empresa
A rentabilidade é um dos melhores indicativos para uma organização. Além de apontar eficiência na gestão de recursos, é responsável por elevar a posição financeira e reputação da marca, indicando crescimento sustentável a longo prazo. Por isso, incrementar a rentabilidade com recursos modernos, como um sistema de Business Intelligence (BI), tem se tornando indispensável.
O software conta com dashboards financeiros personalizáveis para acompanhamento deste e outros indicadores. As análises de negócios, disponíveis em diferentes modelos, mostram ao gestor o que deve ser feito para que a gestão seja mais rentável. Saiba como aumentar a rentabilidade e garantir mais lucratividade e crescimento para a sua empresa!
Rentabilidade: confiança e reputação
A rentabilidade mostra quanto os investimentos feitos foram convertidos em lucro. Mas, esse indicador não é apenas sobre dinheiro e, sim, sobre reputação e força no mercado. No sistema, a rentabilidade é um indicador-chave que pode ser mensurado em percentual. Mas, no mercado, indica a capacidade de fechar investimentos e novos financiamentos com os bancos. Quanto maior a taxa for, maior credibilidade a empresa terá na obtenção de empréstimos e de taxas de juros menores, além de investimentos externos.
Otimizando a rentabilidade em 8 formas
Com o BI, o financeiro da empresa consegue abrir mão de práticas ultrapassadas. Os insights gerados pelo software contam com algoritmos avançados, evitando achismos na gestão. Dessa forma, o gestor tem tomadas de decisões mais consistentes e investimentos rentáveis. Veja como aumentar a rentabilidade optando pela tecnologia nestas 8 áreas:
Estoque
As análises ajudam a identificar produtos excessivos, sem saída ou obsoletos, diminuindo custos com armazenamento. Além disso, o monitoramento diário de estoque e demanda garantem a eficiência de processos.
Logística
O BI garante eficiência logística diminuindo o custo com transportes e rotas. As análises facilitam negociações por melhores condições logísticas, além de mapear gargalos e apontar rotas eficientes, ágeis e econômicas.
Precificação
O acompanhamento em tempo real faz com que ajustes na precificação sejam prontamente adequadas. Assim, a margem de lucro fica sempre baseada na demanda, devido a correção automática de valores.
Portfólio
Analises avançadas, que usam dados de mercado para lançar tendências, indicam novos produtos para incrementar a rentabilidade. Cruzando esses dados com valores de vendas e ticket médio do cliente, é possível ser mais assertivo quanto à tipo, marca e linha de produtos.
Vendas
Além do mix de produtos, o gestor também diagnostica aqueles que possuem alta margem de lucro. Aliando dados de clientela, mercado e concorrência, o comercial direciona ao público ofertas atrativas e rentáveis ao mesmo tempo.
Marketing
As informações de marketing também são integradas ao sistema, facilitando o lançamento de ações e campanhas personalizadas. Outra vantagem é o acompanhamento em tempo real de cada ação, sendo possível configurar estratégias de aumento do ROI.
Promoções
O BI possibilita diferentes segmentações de clientela ao mesmo tempo, ampliando a rentabilidade com promoções específicas e até simultâneas. Para isso, o sistema faz levantamento de padrões de consumo, preferências, avaliações na internet e redes sociais, entre outros dados.
Operacional
O software é essencial para gerenciar processos operacionais evitando prejuízos ou custos desnecessários. Em gestões enxutas, esse recurso se torna ainda mais relevante para manter a taxa de rentabilidade em ascensão.