Usando o Business Intelligence para otimizar a gestão de recursos

Usando o Business Intelligence para otimizar a gestão de recursos

Upquery 28 de outubro

Usando o Business Intelligence para otimizar a gestão de recursos

A má gestão de recursos é um dos principais motivos para a falência de qualquer modelo de negócio. Mas, infelizmente, muitas organizações seguem sem investir em tecnologia de ponta como o Business Intelligence (BI). Ainda é comum encontrarmos negócios desatualizados que utilizam diversas ferramentas e processos manuais para fazer a gestão de recursos, aumentando as chances de erros, baixa produtividade e estagnação no crescimento. 

Mas com a integração que o BI proporciona, o gerenciamento pode se transformar em uma verdadeira estratégia de negócio, capaz de apontar redução de custos operacionais, oportunidades de mercado e gargalos nos processos internos. Saiba como otimizar o gerenciamento de recursos e evitar decisões baseadas em achismos!

Como o BI contribui para a gestão de recursos?

O Business Intelligence é um conceito que envolve a coleta, armazenamento, organização, análise e compartilhamento de dados internos e externos, gerando insights valiosos para a tomada de decisão. Esse sistema integra informações de diferentes áreas (finanças, operações, marketing e recursos humanos) em um único local, facilitando visualização e cruzamento de dados.

O BI também permite organizar cenários complexos, onde existe grande volume de dados diariamente. O sistema apresenta relatórios e dashboards que tornam a gestão mais ágil e estratégica e filtra o que é realmente importante. 

As vantagens do BI 

A alta concorrência e o mundo globalizado não permitem margens para erros. Qualquer falha pode causar grandes prejuízos e comprometer a credibilidade da empresa. Nesse cenário, o BI contribui com o monitoramento em tempo real de recursos financeiros, materiais e até mesmo talentos. Veja algumas aplicações possíveis com o sistema: 

Previsibilidade

O BI permite identificar previamente tendências e padrões internos, ajudando na preparação para diferentes cenários. Com base em dados históricos e análises preditivas, é possível antecipar demandas, ajustar orçamentos e evitar desperdícios, garantindo maior segurança nas decisões.

Mapeamento de recursos extras

O sistema permite visualizar com clareza quais áreas estão sobrecarregadas e quais possuem recursos ociosos. Esse mapeamento permite uma redistribuição eficiente de equipes, equipamentos e orçamentos, melhorando o desempenho.

Otimização do estoque 

A inteligência de dados também ajuda a monitorar níveis de estoque e prever quando será necessário repor produtos ou insumos. Isso evita excessos, reduz custos com armazenagem e alinha negociações vantajosas com fornecedores. 

Retenção de talentos

O BI ajuda a identificar fatores que influenciam na satisfação e no desempenho dos colaboradores, reduzindo a rotatividade e evitando gastos com novas contratações e treinamentos. Isso é possível através dos relatórios de desempenho, alinhando metas individuais com os objetivos da empresa. 

Recrutamento 

Durante os processos seletivos, o BI auxilia na análise de dados sobre candidatos e histórico de contratações, tornando o recrutamento mais eficiente e evitando desperdícios com encargos e contratações inadequadas. 

Investimento em projetos

Com uma visão ampla dos dados financeiros e operacionais, o BI facilita a identificação de projetos com maior possibilidade de retorno, menores riscos e maiores impactos estratégicos.

Implemente uma solução completa!

A gestão de recursos é apenas um dos inúmeros benefícios de investir em um sistema de Business Intelligence. A longo prazo, o uso desta solução entrega aos gestores maior competitividade, agilidade e segurança nas decisões. Para alcançar esses resultados, é fundamental implementar soluções de empresas confiáveis e com recursos avançados, como a UpQuery. Saiba mais! 

Fique por dentro
das novidades da UP!

Assine nossa newsletter e receba todas as
atualizações do blog no seu e-mail.